O avanço da ciência é fundamental para a medicina moderna, nos proporcionando constantes descobertas incríveis. Dentre essas descobertas, uma notícia recente e que desperta grande interesse é o teste do primeiro medicamento destinado ao nascimento de novos dentes em humanos.
O avanço promissor pode revolucionar a odontologia e trazer esperança para pessoas que sofreram com a perda dos dentes. Os estudos clínicos serão iniciados em julho de 2024 e, caso tudo saia como o esperado, o novo tratamento deve chegar ao mercado em 2030.
O novo medicamento estimula que estimula a formação de novos dentes, deverá ser prescrito para pessoas com anodontia, uma doença congênita, na qual um ou mais dentes simplesmente não crescem na boca dos indivíduos.
O medicamento está sendo desenvolvido por uma equipe japonesa de cientistas e está sendo liderado por Katsu Takahashi, o principal pesquisador do estudo e membro da Universidade de Quioto, no Japão.
Takahashi e os demais cientistas estão investigando maneiras de estimular a formação de novos dentes desde 2005. Na época, os pesquisadores identificaram que roedores sem determinado gene tinham, naturalmente, mais dentes na boca.
O motivo está ligado a uma proteína sintetizada pelo gene em questão, USAG-1, que é capaz de limitar o crescimento dos dentes. A partir daí os cientistas estão trabalhando em uma maneira de bloquear a ação dessa proteína, estimulando que mais dentes possam ser desenvolvidos, sem qualquer tipo de edição genética.
Confira o desenvolvimento de um dente extra através da nova terapia:
Em humanos, os testes terão inicio no ano que vem, contudo, ainda não foi divulgado o número de voluntários que devem ser recrutados, mas a expectativa é que toda etapa clínica da pesquisa ocorra no Japão.
Caso os testes sejam eficazes, assim como segura, o primeiro uso aprovado do medicamento deverá ser destinado a crianças de 2 a 6 anos com anodontia. A partir daí, poderemos ter uma revolução na parte odontológica.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…