Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

20 palavras que a maioria das pessoas fala certo e escreve errado

Existem algumas palavras em português que costumamos falar certo, mas na hora de escrever, frequentemente escrevemos errado

A língua portuguesa tem algumas palavras que confundem muita gente, isso porque, são fáceis de serem ditas, e mais ainda de serem compreendidas, contudo, na hora de se escrever, costumam causar confusão e hesitação, fazendo com que uma grande parte das pessoas escrevam errado.

Essas palavras muitas vezes acabam desafiando nossa habilidade de traduzir corretamente aquilo que pronunciamos. Pensando nisso, hoje nós vamos explorar um pouco mais do nosso idioma e explorar as palavras que frequentemente são ditas corretamente, mas que na hora da escrita, de fato, grande parte das pessoas acabam errando.

20 palavras que falamos certo e escrevemos erado

Normalmente as palavras que geralmente temos mais dificuldades para escrever são aquelas que possuem o s ou z, ou ainda outras com j ou g, e a que mais causa confusão, que são aquelas com ss ou com ç. Vamos conferir quais são essas palavras agora:

Como normalmente escrevemos (de maneira errada)Jeito correto de serem escritas
excessãoexceção
anciosoansioso
subcídiosubsídio
paralizadoparalisado
licensalicença
descançodescanso
cançaçocansaço
ascençãoascensão
encomodarincomodar
extenderestender
concertezacom certeza
derrepentede repente
porissopor isso
apartir dea partir de
mechermexer
chingarxingar
xuxuchuchu
geitojeito
bejebege
quizquis

Leia também | 10 palavras que não existem em português e fazem muita falta

Por que trocamos letras na hora de escrever?

Ao explorarmos as trocas de letras na escrita, somos levados a investigar as habilidades fundamentais no desenvolvimento da leitura e escrita. A ortografia do português apresenta uma riqueza de grafemas para um mesmo fonema, exemplificado pelo som de /s/, que pode ser representado por s, c, ss, ç, sc, x. A escrita precisa estar em sintonia com as regras ortográficas, exigindo tanto o entendimento destas como a memorização de palavras específicas.

Além da variação de letras para um mesmo som, há a consideração da articulação de cada fonema, como é o caso de /p/ e /b/, produzidos no mesmo ponto articulatório, diferindo apenas no traço de sonoridade: /b/ é sonoro, enquanto /p/ é surdo.

Essas trocas frequentes geralmente se concentram em regras ortográficas ou fonemas com pontos articulatórios semelhantes. Embora mais comuns na infância, esses desafios podem persistir na vida adulta se não forem superados. Se notar dificuldades tanto na fala quanto na escrita, é recomendável procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação especializada e orientação apropriada. O fonoaudiólogo é o profissional qualificado para abordar alterações na linguagem oral e escrita.

Comentários estão fechados.