Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

20 profissões que ganham muito e não precisam lidar com estresse

Existem algumas profissões que realmente são mais privilegiadas por ter que lidar muito pouco com estresse e ainda sim, ganhar bem

Como você se sente com relação ao estresse do seu trabalho? Seu trabalho acaba te trazendo uma rotina estressante e você se sente realmente cansado e desgastado? O estresse é um verdadeiro problema em quase todas as profissões, algumas lidando mais e outras menos.

Mas e se te contarmos que, existem profissões que lidam muito, mas muito pouco com estresse, para não dizer nada e ainda, sim, ganham muito dinheiro? Normalmente acreditamos que quanto mais importante é o cargo ocupado, mais estresse a pessoa acaba passando, e isso pode até ser verdade, mas não para todas as carreiras.

Para te mostrar como é possível e existem carreiras que lidam muito pouco com estresse e ainda ganham muito bem. A seguir, vamos te apresentar 20 profissões que possuem os menores índices de estresse e ainda, sim, ganham salários extremamente altos.

Para criar essa lista, nos aprofundamos em três requisitos: os trabalhos com carga de trabalho previsível, trabalhos que possuem um ambiente mais agradável, além de trabalhos com agendamento flexível, que são comprovadamente listados como menos estressantes no mundo.

Leia também | 20 profissões que trabalham apenas meio período e ganham muito

Profissões que ganham bem e não possuem estresse

Se você está tendo que lidar com um emprego extremamente estressante, saiba que, existem outras carreiras que praticamente não precisam lidar com o estresse e ainda ganham bem, são elas:

  1. Agentes e gerentes de negócios de artistas e atletas
  2. Analistas de pesquisa operacional
  3. Arquitetos de banco de dados
  4. Bioengenheiros e engenheiros biomédicos
  5. Cientistas e especialistas ambientais
  6. Cientistas e pesquisadores de computação
  7. Cientistas e tecnólogos de alimentos
  8. Cientistas político
  9. Economistas
  10. Engenheiros químicos
  11. Epidemiologistas
  12. Estatísticos
  13. Fiscais financeiros
  14. Físicos
  15. Geocientistas (especializado em ciências da Terra)
  16. Hidrologistas
  17. Professores de economia (educação superior)
  18. Professores de educação superior
  19. Professores de filosofia e religião (ensino superior)
  20. Redatores técnicos

Porque essas profissões lidam com menos estresse?

Essas profissões geralmente se caracterizam por um elevado grau de autonomia e controle sobre o próprio trabalho, fatores amplamente reconhecidos por reduzir o estresse ocupacional. Profissionais como cientistas de dados, engenheiros biomédicos e analistas de pesquisa operacional, por exemplo, possuem mais autonomia liberdade na escolha de métodos de trabalho, estabelecimento de prazos e na tomada de decisões críticas.

Essa autonomia não apenas gera uma maior a satisfação e motivação no trabalho, mas também reduz significativamente sentimentos de pressão e estresse, pois esses profissionais sentem que têm mais controle sobre suas atividades e resultados. Além disso, muitas dessas carreiras se desenvolvem em ambientes de trabalho relativamente previsíveis e estruturados, tais como laboratórios, escritórios e instituições de ensino.

Essa previsibilidade e estrutura diminuem as chances de estresses causados por surpresas ou exigências imprevistas, o que é comum em profissões que lidam diretamente com o público ou em situações de emergência. Por exemplo, arquitetos de banco de dados e geocientistas, em grande parte, podem planejar suas tarefas e projetos com antecedência, o que contribui para um ritmo de trabalho mais controlado e menos sujeito a interrupções estressantes.

No mais, muitos desses profissionais estão envolvidos em tarefas que requerem foco em objetivos de longo prazo, como projetos de pesquisa ou desenvolvimento de produtos e tecnologias. Essa orientação para metas de longa duração permite um planejamento mais detalhado e flexível, diferente de profissões que exigem respostas rápidas e contínuas a problemas imediatos.

Comentários estão fechados.