Cada vez mais pessoas acima dos 50 anos estão no mercado de trabalho, principalmente porque a expectativa de vida aumentou, os cuidados com saúde também e as pessoas com mais de 50 anos estão completamente ativas e consequentemente aptas para o trabalho e buscando trabalhar.
Claro que para quem está buscando se reintegrar no mercado, frequentemente acaba encontrando algumas barreiras para isso, afinal de contas, muitas vezes o mercado começa a se fechar para trabalhadores mais velhos.
Segundo dados da consultoria Robert Half, por exemplo, 69% das empresas simplesmente não contratam pessoas com mais de 50 anos, sob diferentes justificativas, muito embora, a maioria das empresas negue essa questão de barreira de idade.
Mas nos dias de hoje é completamente possível reverter essa situação, existem muitas estratégias e ideias que se pode usar para conseguir um emprego nessa idade. Da mesma forma que existem profissões que costumam optar por profissionais mais jovens, existem aquelas que tendem a ter uma maior abertura para pessoas mais velhas.
Leia também | 9 profissões que mais emendam feriados e folga
Apesar de não ser uma tarefa simples, e as contas e cobranças estarem batendo a porta, é interessante que esteja atento sobre as profissões que mais contratam pessoas da sua faixa etária. Para isso existem algumas plataformas que ajudam a identificar isso, como por exemplo o portal salário.com.br.
Isso porque, essas plataformas acabam monitorando dados do governo através do CAGED que é por onde as empresas apresentam os dados dos trabalhadores para o próprio governo, dessa forma é possível filtrar a situação dos trabalhadores no nosso país, número de contratações, demissões etc.
Pegando com base os dados do último levantamento referente ao mês de abril, as 20 profissões que mais tem empregado pessoas acima dos 50 anos em nosso país, são:
Muitos trabalhadores mais velhos se queixam sobre como conseguir uma oferta de trabalho com mais de 50 anos. Aqui não há muito segredo, é se dirigir para empresas, deixar o currículo, aproveitar as plataformas de emprego online para cadastrar seu currículo como: Empregos.com.br, Trabalha Brasil, Indeed, Infojobs e Catho.
Todos os sites que listamos acima são extremamente seguros e não há risco algum em cadastrar o seu currículo e procurar por vagas de emprego. Mas, além de procurar empregos, uma excelente estratégia é fazer cursos para se capacitar, hoje em dia o básico é ter conhecimento sobre os pacotes Word e Excel, se você não sabe utilizar, enquanto procura emprego pode fazer cursos para essas duas ferramentas e várias outras, para ajudar a manter seu currículo forte e atualizado.
Uma outra dica, como você precisa mostrar estar engajado com as tecnologias do momento, se você tiver colocado no seu currículo, tecnologias, sistemas que não são mais utilizados, retire-as, pois pode passar a impressão de que você está desatualizado, deixe apenas as experiências mais importantes e tecnologias mais recentes.
Outra estratégia para conseguir um emprego é conversar com as pessoas, não há nada melhor do que avisar conhecidos que você está disponível e procurando uma oportunidade de trabalho, pois, não dá para negar, muitas vezes as vagas disponíveis acabam sendo preenchidas por indicação, então contar sobre isso é fundamental.
A língua portuguesa é linda, rica, mas também cheia de pegadinhas. Quem nunca parou para…
Para você que está pensando em começar uma carreira e planejar seu futuro profissional, saiba…
Se você ainda não deu aquela atenção especial para inteligência artificial (IA) no seu currículo,…
Se você é MEI (Microempreendedor Individual), provavelmente já ouviu falar sobre a possibilidade de um…
Quem aí nunca sonhou em explorar tecnologias de ponta antes de todo mundo? Pois é,…
O crédito consignado é uma modalidade descontada diretamente da conta dos beneficiários do órgão do…