21 novas palavras que foram incluídas na língua portuguesa
Recentemente a Academia de Letras adicionou novas palavras que até então não existiam, na nossa língua portuguesa
A língua portuguesa é realmente muito interessante, isso porque, ao longo do tempo ela vai mudando, se adaptando, a nossa sociedade atual, além disso, para facilitar a comunicação entre nativos de outros países que falam português, ela é inclusive passa por novos acordos ortográficos que mudam regras e até mesmo o uso de acento nas palavras.
Mas, além disso, um fato muito legal sobre a língua portuguesa é que, conforme o tempo vai passando, ela pode incluir novas palavras. Para se ter uma ideia, após muitos anos sem alteração, a Academia Brasileira de Letras atualizou o Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), onde incluiu mil novas palavras em sua 6ª edição.
O Volp diz respeito a uma documentação oficial de todas as palavras da nossa língua, assim como a sua grafia. A atualização mais recente aconteceu em 2021, e várias palavras foram adicionadas. Para que você esteja ainda mais por dentro da nossa língua portuguesa, vamos te apresentar 21 palavras que foram recentemente incluídas em nossa língua.
Leia também | 24 palavras que perderam acento no último acordo ortográfico
Novas palavras da língua portuguesa
A seguir, vamos te contar algumas das palavras mais interessantes que foram recentemente incluídas na língua portuguesa. Um detalhe importante é que, algumas palavras muitas pessoas até conhecem, contudo são derivadas de palavras estrangeiras que, agora passaram a ser da nossa língua:
- Telemedicina
- Laudar
- Biopsiar
- Ciberataque
- Gerontofobia
- Decolonialidade
- Infodemia
- Homoparental
- Gentrificação
- Astroturismo
- Mocumentário
- Docussérie
- Apneísta
- Crossfit
- Delay
- Live-action
- Personal trainer
- Podcast
- Teleinterconsulta
- Cibersegurança
- Bucomaxilofacial
Porque novas palavras são adicionadas?
A língua portuguesa, como qualquer língua viva, está em constante evolução e mudança, devido a novos fenômenos sociais, culturais e tecnológicos. A adição de novas palavras ao vocabulário pode ser impulsionada por inovações e descobertas tecnológicas ou científicas.
Por exemplo, a revolução digital introduziu uma infinidade de novos termos, como “internet”, “email” e “digitalizar”. Essas palavras surgem para nomear conceitos e objetos novos que antes não existiam e, portanto, necessitavam de novos termos para serem descritos.
Além disso, as línguas são influenciadas pelas culturas com as quais entram em contato. O português, em particular, absorveu muitos empréstimos de outras línguas ao longo dos séculos. Na era contemporânea, o inglês tem sido uma fonte significativa de novos vocabulários, especialmente em campos como tecnologia, negócios e cultura pop. Termos como “smartphone”, “designer” e “marketing” são exemplos de empréstimos que se tornaram comuns no uso diário.
As mudanças sociais também acabam impactando na evolução linguística. À medida que novos movimentos sociais acabam se desenvolvendo e as atitudes culturais evoluem, novas palavras são criadas para expressar ideias que podem não ter sido consideradas ou reconhecidas anteriormente.
Organizações como a Academia Brasileira de Letras e a Academia das Ciências de Lisboa também trabalham na normatização da língua portuguesa. Essas instituições monitoram as mudanças na linguagem e formalizam a adição de novas palavras ou a remoção de termos obsoletos através de publicações oficiais como o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Estas mudanças normativas ajudam a padronizar a escrita e a fala refletindo o estado atual da língua como ele é usado na sociedade.
Comentários estão fechados.