A pesquisa +Valor mostrou que os gastos médios mensais com alimentação no Brasil chegaram a R$ 618 no último ano, o que representa 50,9% do valor do salário mínimo atual.
No entanto, quem deseja comprar produtos alimentícios de alta qualidade com preço justo, deve apostar em atitudes inteligentes para não sofrer com variações ao longo do tempo.
Embora o cenário seja promissor, os brasileiros compraram menos itens nos supermercados nos primeiros três meses do ano, conforme uma pesquisa da Neogrid, em parceria com a Stilingue.
O estudo mostrou uma redução média de 6,5 unidades, impactando 13,8% do ticket médio. A razão disso é o aumento nos preços, resultado da oscilação do dólar e sazonalidade de ingredientes. Considerando as oscilações, é fundamental pensar em diferentes estratégias para garantir o consumo.
O Consumer Insights 2023, da Kantar, evidenciou uma preferência dos consumidores: as marcas econômicas, que sofreram apenas 9,4% de variação, enquanto os produtos mainstream, 16,5%.
E quem busca alternativas de qualidade com um preço justo, pode e deve apostar nas marcas próprias. “Em média 20% mais baratos do que os líderes de mercado, os itens de portfólio próprio apostam no controle de qualidade, com um sistema que analisa padrões seguindo parâmetros definidos.
A alternativa se tornou popular nos últimos anos e hoje, as marcas próprias já estão presentes em 34% dos lares, segundo dados da NielsenIQ”, explica Antônio Sá, especialista em varejo e sócio-fundador da Amicci, empresa de desenvolvimento e gestão de marcas próprias.
As compras online explodiram durante a pandemia e mostraram que vieram para ficar. Uma dessas empresas que atendem ao consumidor final é a Facily, plataforma de compras coletivas, alternativa para quem tem em vista turbinar a mesa com alimentos sem gastar muito.
Sucesso entre os mais de 16 milhões de clientes que já baixaram o aplicativo, a empresa vende mais barato e com um prazo adequado de entrega, a serem recebidas pelos Pontos de Retirada parceiros.
“Todo mundo fala de e-commerce, mas poucas pessoas falam de ter preços acessíveis para quem está na base da pirâmide e é isso que precisa ser visto cada vez mais pelas empresas.
É necessário mais atrativos que atinjam esse público, como frete grátis, comodidade, capacidade de inovação e disrupção necessárias para tal, e é assim que atuamos.
Criamos um modelo inovador que está funcionando e consegue mudar a vida de milhões de brasileiros, especialmente em momentos sensíveis”, afirma Diego Dzodan, CEO da empresa.
Outra solução viável é planejar as próximas refeições e buscar oportunidades promocionais com produtos próximos à data de validade.
Aplicativos, como o da b4waste, conectam empresas com o potencial de perda de alimentos e outros produtos por validade a consumidores em busca de preços acessíveis.
A plataforma oferece itens com descontos a partir dos 50%, com qualidade assegurada, provenientes de estabelecimentos parceiros, como supermercados, padarias e restaurantes. Além da oportunidade de economia, o consumidor colabora com o não desperdício proveniente do descarte de alimentos.
“Temos registrado adesão significativa de vendedores e consumidores. Os clientes, além da economia, passaram a entender que os alimentos próximo ao vencimento continuam próprios para o consumo e a aquisição contribui também para uma melhor condição socioambiental”, explica Luciano Kleiman, CEO da b4waste.
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