Segundo dados de uma pesquisa realizada pela pesquisa INC com empreendedores, líderes empresariais e CEOs de grandes empresas da América, 40% dos maiores empresários acreditam que abrir uma empresa é algo extremamente prejudicial para à saúde mental.
A pesquisa em questão foi conduzida com 1.220 empreendedores que responderam a uma pesquisa sobre como era para administrar uma empresa que cresceu rápido em pouco tempo.
Dos 1.220 empreendedores, 40% disseram que a abertura de uma empresa causa problemas de saúde mental. No geral, 36% deles alegaram que o processo gerou problemas com ansiedade, cerca de 9% disseram que enfrentaram problemas com depressão e 3% dos empresários alegaram que a empresa provocou ou piorou o abuso de substâncias, como, por exemplo, o álcool.
Os resultados podem trazer surpresa, afinal, como uma parte tão significativa de grandes empresários sofrem com problemas de saúde mental, enquanto as suas empresas estão decolando. O motivo, segundo a pesquisa, é que apesar do empreendedorismo trazer alegria às suas vidas, iniciar um negócio pode causar uma extrema tensão emocional.
Os entrevistados falaram ainda sobre a solidão que os acomete por serem os responsáveis por tal negócio, o estresse pela subsistência e das altas horas de trabalho necessárias para construir uma empresa de sucesso, que muitas vezes custa o tempo que eles poderiam ter gasto com a família. “É algo que não volta mais”, disse um dos entrevistados.
Tendo em vista o processo de tensão emocional, além dos riscos para a saúde mental ao abrir um negócio. Existem algumas técnicas cientificamente comprovadas que podem auxiliar os empreendedores e novos empreendedores a lidarem com tanta tenção emocional, e é justamente sobre isso que falaremos agora!
Leia também | 10 tipos de negócio que ainda não existem no Brasil
Reservar um tempo para se exercitar é uma prática fundamental, e isso é corroborado pelos CEOs que foram consultados na pesquisa, quando o tema foi relacionado ao autocuidado, onde esmagadora maioria mencionou a inclusão de exercícios em suas agendas ocupadas.
Além disso, muitos estudos indicam uma conexão direta entre exercício e saúde mental, sugerindo que incorporar pelo menos um treino semanal pode reduzir a ansiedade, melhorar o humor e aprimorar o funcionamento cerebral.
O fascinante é que mesmo os CEOs das startups de crescimento mais rápido nos mais diversos setores encontram tempo em suas agendas para atividades físicas, demonstrando a importância universal do exercício para o bem-estar.
Se um treino semanal parece parece difícil pra você, incluir alguns minutos de atividade intensa durante o dia já pode fazer uma diferença significativa. Um simples esforço, como subir escadas em vez de usar o elevador, pode ajudar.
Durante a pesquisa, foi pautado o que os empreendedores faziam para tornar o trabalho um pouco mais leve e, surpreendentemente, muitas respostas envolviam se afastar do trabalho de alguma forma. Limpar a agenda para recarregar as energias, tirar cochilos curtos de 15 minutos e até mesmo dançar pelo escritório foram algumas das estratégias compartilhadas.
E essa é uma abordagem respaldada até mesmo pela ciência que destaca que fazer pausas auxilia no funcionamento cerebral e na produtividade. Ao se afastar de uma tarefa específica, direcionando a atenção para algo diferente, diferentes partes do cérebro têm a oportunidade de intervir, contribuindo para a resolução eficiente de problemas.
O neurocientista Josh Davis ouvido pelos analistas da pesquisa, alertou sobre a importância de se afastar do trabalho, especialmente em momentos de estresse. Sua própria experiência demonstra como uma pausa para almoçar, cultivando um estado de espírito de baixo estresse, contribuindo para um discurso bem-sucedido.
Ainda durante a pesquisa, os empreendedores foram questionados sobre os desafios de ser um grande líder, e pasmem, mais de 10% das respostas mencionaram sentimentos de solidão e isolamento. Muitos empreendedores expressaram como abrir uma empresa os afastou de suas famílias, com casos de relacionamentos prejudicados levando até mesmo ao divórcio. A solidão empreendedora é um fenômeno real, sendo comprovado que o isolamento social é prejudicial à saúde.
A solução para combater essa solidão está em cultivar relacionamentos, tanto dentro quanto fora do trabalho. Muitos empreendedores destacaram a importância de passar tempo com pessoas queridas, mesmo diante de agendas sobrecarregadas.
As relações interpessoais são essenciais não apenas para a saúde emocional, mas também para a física. O investimento em relacionamentos pessoais e a criação de momentos de conexão fora do ambiente de trabalho são práticas que contribuem para uma vida profissional mais saudável e, paradoxalmente, mais produtiva.
Portanto, reservar tempo para exercícios, pausas e relacionamentos não é apenas uma questão de cuidado, mas também uma estratégia essencial para se tornar um líder mais equilibrado e eficaz.
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…