No Brasil, cerca de 26% da população está acima dos 50 anos. Apesar de mais de 1/4 da população brasileira ter 50 anos ou mais, a verdade é que as oportunidades de emprego nessa faixa etária ainda são bem restritas.
Segundo levantamento da plataforma Maturi e EY Brasil, menos de 10% desse grupo estão empregados, o que mostra uma grande discrepância com relação a trabalhadores com mais idades e as oportunidades de trabalho.
Apesar das empresas alegarem que não possuem problema em contratar pessoas mais velhas, cerca de 80% das empresas praticam o etarismo e, consequentemente, uma preferência por trabalhadores mais jovens.
Contudo, com o aumento da idade para a aposentadoria (65 anos para homens e 62 anos para mulheres), tal como o aumento da expectativa de vida, temos cada vez mais profissionais de mais idade em busca de novas oportunidades de trabalho.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas por profissionais de mais idade que estão em busca de recolocação profissional, existem algumas ocupações que possuem certa preferência por trabalhadores de mais idade.
Claro que, quando falamos nesse tipo de interesse, não estamos falando em profissões que pagam altos salários e possuem alta valorização, no entanto, é uma estratégia muito útil para quem está buscando uma nova oportunidade de trabalho.
Para identificar quais profissões geram mais oportunidades de emprego para quem passou dos 50 anos, vamos utilizar os dados do portal salários.com.br, que analisa os dados do eSocial/CAGED, plataforma onde as empresas enviam dados dos empregadores ao governo.
Dessa maneira, os dados nos apresentam diversas profissões que mais contrataram trabalhadores acima dos 50 anos em 2024. A seguir, vamos descobrir quais foram essas ocupações, qual foi o número de admissões, tal como o salário médio pago em cada uma delas:
Profissões – número de admissões em 2024 – salário médio
Segundo dados do governo, através de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), aponta que o Brasil tem pouco mais de 13 milhões de trabalhadores com idade acima dos 50 anos ativos no mercado de trabalho.
Contudo, uma característica comum entre esses profissionais de mais idade é a prevalência de atividades com baixa remuneração salarial e exigência educacional, o que pode ser apreendido pelo registro de ocupações desempenhadas por eles.
A estrutura econômica do nosso país continua gerando predominantemente postos de trabalho em setores básicos de serviços, subutilizando o potencial que profissionais de mais idade possuem.
Muito embora tais profissionais mantenham resiliência e dedicação ao estarem ativos no mercado, é fundamental abordar os desafios que essas pessoas enfrentam, como salários mais baixos, falta de oportunidades e discriminação etária, que são frequentes nessa idade.
Se você está na dúvida sobre qual faculdade começar, ou mesmo se deve manter no…
Vira e mexe estamos sempre questionando alguma coisa da língua portuguesa. E uma das maiores…
Ansiedade e a depressão é uma doença que vem atingindo cada vez mais os trabalhadores…
Um estudo realizado pelo Banco Mundial, aponta que a idade mínima no Brasil para se…
Atenção concurseiros, ótima notícia! O Ministério Público da União (MPU) anunciou um concurso público para…
Você já pensou em ir trabalhar em outro país? Alguns brasileiros tem este sonho e…