4 coisas que pessoas de classe média fazem para pagar de ricas
Comportamentos similares entre pessoas de classe média que buscam diferenciação social é mais comum do que se imagina
A classe média corresponde a maior parte da população do nosso país, representando 47% da população brasileira. Como grande parte da população brasileira está vinculada a essa classe socioeconômica, geralmente encontramos todos os tipos de pessoas.
Existem pessoas que seguem os padrões da sua classe social, muito embora ela possa variar bastante em questão de renda, mas também, existe uma parcela das pessoas de classe média, que tende a parecer, ou seja, deixar a mostra um padrão que de fato, não os corresponde, ao padrão financeiro ao qual ele pertence.
Existe até mesmo um estudo de Harvard sobre o comportamento da classe média no Brasil, onde, foi identificado que as pessoas de classe média tendem a buscar um comportamento de diferenciação das classes sociais mais baixas, buscando uma identificação cada vez maior com a classe alta.
Contudo, o próprio estudo é enfático em destacar que, muito embora as pessoas de classe média tentem se identificar com a classe mais elitizada, ela está muito mais próximo dos mais pobres do que das pessoas mais ricas, haja visto que, no Brasil, a classe média também é uma classe operaria, assim como a classe mais pobre.
Coisas que pessoas de classe média fazem para pagar de ricas
Com base no comportamento das pessoas de classe média, que buscam parecer de uma classe social mais alta, que busca uma diferenciação das classes mais pobres, surge um termo muito comum no nosso país: as pessoas que vivem de imagem.
Frequentemente, nos mais diversos grupos sociais, existem pessoas que vivem de imagem, que geralmente são pessoas que apresentam bens materiais melhores que os demais, apenas para ter o sentimento de diferenciação e de maior status social, mas que, geralmente tendem a dever e contrair muito mais dívidas do que outras pessoas.
Pensando nesse grupo de brasileiros que vivem de imagem, a seguir, vamos te contar alguns dos itens com os quais a maioria dos brasileiros de classe média acabam fazendo para simplesmente parecerem que tem dinheiro. Confira:
- Comprar um carro mais caro em longos financiamentos que pesam no bolso;
- Viajar para destinos que pessoas bem sucedidas costumam viajar;
- Morar em bairros nobres;
- Frequentar estabelecimentos da moda.
Leia também | 9 diferenças entre famílias de classe média e famílias ricas
1. Comprar um carro mais caro em longos financiamentos que pesam no bolso
No Brasil, ter um carro é um verdadeiro símbolo de status financeiro, quando se troca o veículo, por um mais caro, de marca mais renomada e mais prestigiada, automaticamente, você é colocado em uma prateleira acima.
O grande problema aqui é que, em busca de ter o melhor, e se comparar com pessoas mais ricas, muitos brasileiros acabam fechando financiamentos de carros bem mais caros, com parcelas que acabam pesando muito no bolso, e tira até mesmo parte da liberdade financeira, simplesmente para estar em pé de igualdade com pessoas mais ricas.
2. Viajar para destinos que pessoas bem sucedidas costumam viajar
Quanto mais as pessoas têm ostentado, mais elas tem viajado, principalmente para destinos populares, caros e diferenciados, contudo, 7 em cada 10 brasileiros tendem a financiar ao máximo as viagens que fazem, muitas vezes descontrolando a vida financeira, por querer estar onde pessoas bem sucedidas estão.
3. Morar em bons condomínios e em bairros nobres
A verdade é que o aluguel corrói boa parte da renda das pessoas de classe média, das quais, muitas delas preferem espremer ao máximo suas finanças, apenas para morar em lugares de alto padrão, que podem colocá-los em uma vitrine diferenciada.
Mas, a verdade é que, reduzindo o custo do aluguel, e outros itens que já citamos, essas pessoas teriam uma qualidade de vida inigualavelmente melhor do que as que possuem atualmente, onde se gasta mais do que se tem, contrariando cada vez mais dívidas, até possivelmente chegar a inadimplência.
4. Frequentar estabelecimentos da moda
Muitos bares e restaurantes tem aberto em todas as cidades brasileiras, muitos deles mais chiques, renomados, em que a “elite” frequenta com certa frequência, e que, muitas pessoas acabam frequentando, não porque tem aquilo que verdadeiramente lhes atraí, mas porque é um lugar diferenciado, que as pessoas bem sucedidas da cidade estão frequentando, os colocando em um falso “pé de igualdade”.
Comentários estão fechados.