Doenças / Imagem de freepik
No mês da Mulher, é preciso pensar na saúde da mulher. Sabemos que elas são muito cuidadosas com o bem estar do que os homens. No entanto, alguns exames comuns estão sendo ignorados pelas mulheres.
Por isso, as mulheres precisam ficar atentas a certas doenças. Conhecendo como podem ser feitos os diagnósticos e check-up preventivo.
Uma das doenças que mais preocupam as mulheres é o câncer de mama. Porém, muitas vezes a doença é descoberta quando já está em um estágio preocupante. A possibilidade de desenvolver câncer de mama é maior, principalmente após os 40 anos.
A doença pode ser evitada realizando exames de rotina e cuidados com a alimentação. Praticar mais exercícios, evitando o sedentarismo. A ingestão de bebida alcoólica também deve ser evitada.
O câncer de mama possui chances maiores de cura quando é detectado precocemente. Neste caso é recomendado a realização de exames como Ultrassonografia mamária e Mamografia.
A fibromialgia é uma síndrome clínica que provoca dores no corpo todo, principalmente nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos moles, por longos períodos. Além da dor, a doença também causa fadiga, distúrbios do sono, depressão, ansiedade, dificuldade de memória, concentração e alterações intestinais.
A fibromialgia não pode ser detectada por exames clínicos, e normalmente é descoberta a partir de descrições da própria mulher.
A doença celíaca é uma condição autoimune causada pela intolerância ao glúten. O glúten é uma proteína encontrada em produtos como trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Os principais sintomas da doença incluem dor abdominal, diarreia e gases. Essa doença não tem cura.
O diagnóstico da doença celíaca é feito clinicamente com base nos sintomas ou por meio de exames para determinar os níveis de anticorpos. A dieta com restrição ao glúten é a principal forma de tratamento para essa condição.
Leia também | Dia Internacional das Mulheres: entenda o motivo da data
A infeção urinária, também conhecida como infecção do trato urinário (ITU), é uma doença desencadeada por micro-organismos, que invadem e multiplicam-se em partes do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo mais comuns na bexiga e uretra. Os sintomas normalmente incluem ardência e incontinência urinária. É mais comum no sexo feminino.
A infecção é causada pelas bactérias intestinais, devido à proximidade entre o meato urinário e o ânus.
Se você suspeita de uma infecção urinária, é importante procurar orientação médica para diagnóstico e tratamento adequados.
A mulher nunca deve deixar de realizar exames de rotina e de preservar hábitos saudáveis.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…