Você já percebeu que passa quase que a vida toda concentrando nos seus erros? Quando várias coisas boas acontecem e você tende a pensar em coisas ruins? Que, em momentos que está passando por dificuldades, acaba achando que tudo vai dar errado? Bom, saiba que isso não acontece somente com você.
Como humanos, nossas mentes tendem naturalmente a prestar mais atenção para as coisas negativas do que positivas. É como se fosse um instinto de sobrevivência, onde miramos nas coisas ruins, para lidar com elas caso aconteça algo de errado.
Contudo, ficar pensando somente no negativo é algo extremamente complexo, afinal de contas, acabamos nos adaptando a esse tipo de situação, e muitas vezes não conseguimos mais enxergar as coisas boas, e consequentemente nos tornamos pessoas extremamente negativas.
É importante saber que, o pensamento negativo não ocorre sem consequência. Podendo afetar todas as partes da sua vida, incluindo como você se sente, seus relacionamentos com outros e até mesmo a qualidade da sua tomada de decisão, afetando até mesmo sua saúde, desgastando seu sistema imunológico.
Leia também | 10 óleos essenciais que podem ajudar a aliviar a ansiedade
O pensamento negativo pode assumir diversas formas diferentes. As causas mais comuns para o pensamento negativo são: a análise excessiva, indecisão, remoer eventos passados, raiva, medo do futuro, autocrítica, falta de confiança, culpa, etc.
Felizmente, existem diversas etapas e técnicas comprovadas por psicanalistas que você pode utilizar para neutralizar o pensamento negativo. É importante que você saiba que não existe algo que simplesmente te faça mudar como um passe de mágica, mas é totalmente possível mudar os caminhos neurais do seu cérebro para tornar o pensamento positivo um padrão para você.
Não existe solução instantânea para parar com o pensamento negativo. Evitar padrões de pensamentos tóxicos e desenvolver uma nova perspectiva leva tempo e esforço, mas pode ser totalmente alcançado. Uma ferramenta que pode ajudá-lo é perceber que os pensamentos negativos tendem a se concentrar no passado e não no futuro.
Quando você entende isso e aprende a viver no momento atual, você consegue evitar de ficar preso em arrependimento ou no pavor, comece aos poucos. Veja se consegue se concentrar apenas nas sensações de uma atividade por 30 segundos ou um minuto.
Sinta a água gelada na mão ao lavá-las, cheire o seu sabonete, sinta-se confortável com seu banho. A medida que você começa a manter o foco no momento presente, nesses tipos de tarefa, você pode perceber que se sente mais revigorado por elas. Estender essa prática por períodos cada vez mais longos, ajudam a acabar com padrões de pensamentos negativos.
Embora seu cérebro faça parte de você, a verdade é que ele costuma funcionar contra você, preferindo ir para o que é familiar do que para algo novo, afinal, isso requer menos energia e esforço. Para conseguir desfazer isso, faça com que os conceitos positivos pareçam mais familiares e acessíveis, espalhando prazeres simples ao longo do dia.
Faça alguns mimos para você mesmo, curta um programa de TV, pegue pequenas coisas que lhe deixa feliz, e aplique mais vezes no seu dia. Essas pequenas doses de positividade ajudam seu cérebro a neutralizar sua negatividade natural, facilitando o acesso no decorrer do dia.
Esta técnica, costuma ser usada na terapia cognitivo-comportamental (TCC). Ela envolve identificar e desafiar pensamentos negativos automáticos, substituindo-os por outros mais realistas e menos distorcidos. A reestruturação cognitiva ajuda a modificar padrões de pensamento subjacentes que contribuem para a negatividade crônica.
Vários estudos comprovam que essa técnica pode melhorar significativamente o humor e reduzir sintomas de depressão e ansiedade, ensinando as pessoas a terem uma perspectiva mais positiva e equilibrada sobre suas experiências.
Você já deve saber da importância da atividade física para sua saúde, mas sabia que ele também te ajuda a controlar pensamentos negativos? Pois é, diversos estudos comprovam que o exercício físico reduz a negatividade e melhora o bem-estar emocional.
O exercício físico é citado em alguns estudos como antidepressivo natural, isso porque aumenta a liberação de neurotransmissores como endorfina e serotonina, que promovem sensações como felicidade e euforia, além de ajudar a reduzir o cortisol que é o hormônio do estresse, o que te ajudará a ter um humor mais estável e positivo.
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…