Aprender um inglês é o sonho de muita gente. No entanto, muitas vezes a maneira mais tradicional envolve frequentar salas de aula, que envolvem valores que muitas vezes as pessoas não podem ou não estão dispostas a dispor.
No entanto, apesar de ser uma excelente escolha frequentar uma sala de aula e contar com todo suporte e estrutura de uma escola de idiomas, a verdade é que é totalmente possível aprender inglês sozinho.
Se você está querendo desenvolver seu conhecimento com a língua inglesa, vamos te contar cinco maneiras totalmente comprovadas para aprender esse novo idioma sozinho, e como fazer isso.
A melhor maneira de se aprender qualquer idioma do mundo é a imersão. Já escutou falar que fazer intercâmbio é ótimo para aprender um novo idioma? Afinal de contas, você fica o tempo todo em contato com o novo idioma?
Pois é. Caso não seja possível fazer um intercâmbio, coloque sua vida em imersão total. Comece a ver as coisas somente em inglês com legenda, pare de assistir filmes e séries dubladas. Altere o idioma das suas redes sociais para inglês, mude o idioma do seu celular para inglês.
Comece a escutar mais músicas em inglês, podcasts e o máximo de conteúdo possível. Afinal, mergulhar no novo idioma te trará mais familiaridade e consequentemente potencializará seu aprendizado.
Para saber falar inglês, é preciso conhecer as palavras. Então, uma dica muito legal é você aprender pelo menos uma palavra nova por dia todos os dias, e conforme o tempo e o número de palavras for aumentando, comece a montar frases com essas palavras aprendidas.
Esse processo te ajudará a ter uma compreensão melhor do idioma e, consequentemente, te ajudará a ter uma comunicação mais eficiente. Juntando isso com a dica anterior, você potencializará seu aprendizado.
Outro método adicional super legal é escrever um diário. Você pode até pensar “como posso escrever um diário se ainda estou aprendendo o idioma?” Bem, não precisa ser perfeito no começo, mas realmente ajudará você a expressar o que quer em inglês.
Escrever em um diário, além de te ajudar a formular frases com as palavras que conhece, te auxiliará em outro ponto que é a verificação ortográfica e gramatical. Assim, você aprenderá a escrever corretamente, tal como te deixará mais atento a erros.
Esse é um método bem divertido. E por colocar “rótulos” não queremos dizer apenas os físicos feitos de papel, você pode usar rótulos em sua mente ao lembrar como essa coisa que está na sua frente é chamada em inglês.
Colocar uma etiqueta de papel em tudo que está na sua casa faz com que você memorize o nome de tudo em inglês, e consequentemente vai ajudar você a progredir no aprendizado do novo idioma.
Lembrando que não precisa ser etiqueta apenas com o nome de cada coisa em inglês. Você pode tentar colocar, por exemplo, uma etiqueta na sua cama dizendo “preciso dormir o suficiente”. Além de ler todas essas etiquetas em inglês, repita-as em voz alta.
Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…