O uso das redes sociais precisa ser controlado, mesmo que você seja um adulto. É preciso estabelecer limites para os perigos do uso excessivo das redes sociais, para que sua saúde física e mental não seja afetada.
Confira abaixo quatro perigos do uso excessivo das redes:
Não se engane, não pense que você ficará horas nas redes sem ter influência de algo. O algoritmo do Instagram e de outras redes sociais é responsável por te prender nas redes sociais, te oferecendo conteúdos que te prendem.
“Os algoritmos de mídia social são adaptados para priorizar conteúdos que provocam fortes reações emocionais. Isso geralmente significa que postagens controversas, sensacionais ou que induzem ao medo têm maior probabilidade de aparecer nos feeds dos usuários”, afirma a psicóloga Jéssica Koehler.
Leia também | 10 países que censuram a internet e proíbem redes
A distração presente nas redes acaba te prendendo e afetando a sua vida profissional e educacional. Na maioria das vezes as redes sociais podem atrapalhar a sua vida.
“A pesquisa sugere que as mídias sociais podem levar a distrações significativas, impactando a produtividade e a função cognitiva. A necessidade constante de verificar notificações e atualizações pode atrapalhar a concentração e reduzir a capacidade de concluir tarefas com eficiência”, afirma a Dr.ª Koehler.
As redes podem acabar destruindo a sua autoestima, fazendo com que você se compare com uma “realidade” que não existe, sendo montadas somente para as mídias sociais, portanto, para preservar sua saúde mental, entenda que nem tudo nas redes sociais é verdade.
“ Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center descobriu que muitos adolescentes se sentem pressionados a apresentar uma imagem perfeita nas redes sociais. Essa pressão pode causar ansiedade, depressão e distúrbios alimentares”.
Leia também | 7 transtornos mentais que as redes sociais podem causar em todos nós
Talvez a fase em que as pessoas mais utilizam as redes seja na adolescência, entretanto, a utilização destas mídias pode ser extremamente prejudicial para esses adolescentes, é preciso de muita monitoração.
“O cérebro amadurece durante a adolescência, e o córtex pré-frontal, responsável pela tomada de decisões e controle dos impulsos, não está totalmente desenvolvido. Isso torna os adolescentes mais suscetíveis ao uso compulsivo das redes sociais e aos altos e baixos emocionais que isso pode provocar”, conclui a psicóloga Dr.ª Koehler.
O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…
A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…
Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…
Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…
Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…
O mercado de trabalho nunca foi tão desafiador quanto hoje, afinal as vagas que antes…