A alimentação além de ser extremamente importante para sua saúde, também pode ser um divisor de águas com relação à prevenção do câncer. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), apontam que uma alimentação inadequada é responsável por 20% dos casos da doença no país.
Ainda segundo informado pelo Inca, um em cada três casos da doença, poderia ter sido evitado, caso tivesse sido adotado uma dieta saudável, realizado a prática de atividade física e tido controlado o peso corporal.
A evidência científica identifica que o consumo de frutas, verduras e legumes confere uma grande proteção ao indivíduo contra o câncer. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo recomendado é de ao menos cinco porções diárias de frutas e vegetais, o que dá algo em torno de 400 gramas ao dia.
Como consequência, do outro lado da moeda, dietas ricas em gordura, que contribuem para a obesidade, aumentam e muito o risco do câncer de várias localizações. Dessa maneira é muito importante dar atenção na alimentação para prevenção da doença.
Leia também | Alimentação anticâncer: 9 alimentos que ajudam na prevenção do câncer
Vamos conhecer a partir de agora 5 alimentos altamente cancerígenos e que preferencialmente você deve retirar da sua dieta, principalmente para evitar o câncer.
1. Peito de peru
Muitas pessoas que buscam uma alimentação mais saudável acabam trocando presunto e outros alimentos pelo peito de peru. No entanto, apesar de ser um embutido aparentemente saudável, contém uma grande quantidade de produtos químicos.
A exemplo temos o alto teor de nitrito, nitrato, além do excesso de sódio. Para a Organização Mundial da Saúde, este alimento deve ser consumido com prudência.
2. Salsicha, linguiça e bacon
A salsicha, linguiça e bacon, assim como o peito de peru, contém grandes quantidades de nitritos e nitratos. Substâncias que, em contato com o estômago, se transformam em nitrosaminas, substâncias consideradas mutagênicas, capazes de promover uma mutação do material genético, que leva ao câncer.
3. Açúcar
Os alimentos refinados, como o açúcar e a farinha, também são alimentos preocupantes. Estudos revelaram que o açúcar e carboidratos altamente processados podem aumentar o risco de estresse oxidativo e inflamação do corpo, o que pode levar a vários tipos de câncer, como, de ovário e de mama.
4. Comidas enlatadas
Feijão pronto, molho de tomate, milho, ervilha e sucos em lata podem aumentar e muito o risco do desenvolvimento do câncer. A maioria das embalagens destes produtos são revestidas com uma substância química conhecida como Bisfenol A (BPA), composto que ao ser dissolvido nos alimentos causa desequilíbrios hormonais, câncer e até mesmo alterações no DNA.
5. Bebidas gaseificadas
Bebidas gaseificadas e o álcool são ricos em açúcar refinados e calorias, contudo, o consumo excessivo dessas bebidas podem aumentar significativamente o número de radicais livres do corpo, causando inflamação.
Além disso, bebidas gaseificadas, por conterem muito sódio, possuem adoçantes, que estão associados ao surgimento de vários tipos de câncer.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…