Alimentos para tratamento anti-inflamatório / Imagem Freepik
Quando uma pessoa está sofrendo com doenças crônicas e condições inflamatórias precisa de um bom tratamento. A inflamação em si é um mecanismo de defesa do organismo contra fatores prejudiciais, como infecções, lesões e toxinas.
O tratamento da inflamação crônica envolve uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir mudanças no estilo de vida e outras estratégias.
A alimentação desempenha um papel crucial no controle da inflamação crônica. A dieta anti-inflamatória surge como uma ajuda para pessoas que buscam não só a prevenção destes quadros, mas também aumentar o seu bem-estar. Lembrando que esse tipo de situação deve ter em primeiro lugar uma consulta ao médico.
Os alimentos com propriedades anti-inflamatórias são essenciais para manter a saúde e prevenir doenças. No texto a seguir vamos falar um pouco desses alimentos.
Morangos, açaí, cerejas, framboesas, amoras, romã, goiaba e melancia são ricos em antocianinas, pigmentos que têm ação anti-inflamatória e antioxidante. Conseguem fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Laranja, acerola, abacaxi, mexerica e limão são excelentes alimentos anti-inflamatórios. Eles são ricos em vitamina C, minerais como potássio, magnésio, fósforo e cobre, flavonoides e carotenoides. Podem ajudar a diminuir os danos nas células que causam inflamação e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
O azeite de oliva é um alimento anti-inflamatório devido à presença de polifenóis, como o oleocantal. Esses compostos atuam como antioxidantes, protegendo e reduzindo os danos que causam inflamação nas células. O azeite de oliva é amplamente utilizado na dieta mediterrânea e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e doenças neurodegenerativas.
O açafrão é rico em curcumina, bioativo responsável pela cor amarelo-vivo, habitualmente usada como tempero natural. O alimento possui efeitos anti-inflamatórios. Ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças inflamatórias, como artrite, diabetes, obesidade e síndrome metabólica.
Leia também | O que acontece com você se comer uma maçã por dia?
Os compostos fenólicos do chá verde têm reconhecido potencial anti-tumoral, anti-inflamatório e antioxidante que podem auxiliar na promoção da saúde humana.
Possui propriedades anti-inflamatórias devido aos seus compostos bioativos, como catequinas. Ele pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a saúde geral.
Desempenha um excelente papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, além da atuação na saúde neurológica.
Você também precisa manter sua saúde em dia, além de incluir esses alimentos, deve manter uma dieta saudável e praticar atividades físicas regularmente para obter todos os benefícios anti-inflamatórios.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…