Chamadas

5 chás e sucos poderosos para controlar a diabetes

A natureza é o melhor caminho para auxiliar na cura e controle de determinadas doenças, e no caso do diabetes, isso não é diferente. Além da abordagem tradicional para controle da doença como, hábitos saudáveis, atividade física regular e uso de medicamentos prescritos, existem também opções naturais muito úteis.

Existem muitos remédios naturais para ajudar a controlar seus níveis de glicemia. Uma opção popular é o chá e os sucos para controle do diabetes, que utilizam ervas medicinais conhecidas por suas propriedades benéficas para a saúde.

Por que optar por remédios naturais?

Antes de te apresentarmos os chás e sucos poderosos para controle do diabetes. É importante conhecer também alguns motivos que tornam os remédios naturais opções muito interessantes para quem busca o controle da doença.

Os tratamentos convencionais para o controle da doença são relacionados a utilização de remédios sintéticos, como:

  • metformina;
  • glibenclamida;
  • insulina;
  • liraglutida.

Contudo, além de serem remédios de ciclo constante, muitas vezes eles podem trazer efeitos colaterais como náuseas, diarreia, aumento ou perda de peso e hipoglicemia.

Vale mencionar que estudos científicos, estão buscando entender as relações entre a utilização da insulina para o controle da glicemia, com o aumento de casos de infarto.

Lembrando que não estamos aqui querendo banalizar os tratamentos convencionais, principalmente se você está em acompanhamento médico. Mas sim, mostrar alguns dados importantes sobre o diabetes.

Leia também | Estudo revela que ESSE hábito é responsável por 70% de todos os casos de diabetes

Chás poderosos para controle do diabetes

Vamos conferir a partir de agora cinco ervas comumente usadas que podem auxiliar no controle natural da glicemia, confira!

1. Chá de melão-de-são-caetano

Essa é uma excelente opção para o controle da glicemia. Estudos recentes realizados na Índia, mostraram que o fruto foi capaz de reduzir a glicemia em 48% em jejum. Foi comprovado também que ele não apresenta toxicidade, logo, pode ser consumido como alimento com total segurança.

O melão-de-são-caetano pode ser utilizado como chá ou suco para o tratamento do diabetes. Para o chá basta utilizar uma colher de sobremesa de folhas picadas para cada xícara de água.

Caso queira optar pelo suco, é recomendado dois melões pequenos, ou a metade de um grande batido com água. Beba de preferência pela manhã, realizando seu pós-jejum.

2. Chá de graviola

O chá de graviola é uma excelente opção para diabetes, para prepará-lo você vai precisar de uma colher de sobremesa com folhas picadas para cada xícara de água.

Fique atento! Pessoas com Parkinson não devem utilizar a graviola, tendo em vista que seu uso prolongado pode levar a perda de serotonina e dopamina, que são substâncias carentes para pessoas nessa condição.

3. Chá de qarqueja

Pesquisados da Universidade Federal de Minas Gerais constataram em seus estudos uma queda da glicemia após sete dias de tratamento com a carqueja.

Para fazer o chá é super simples, basta utilizar uma colher de sobremesa com folhas picadas para cada xícara de água.

4. Suco de aloe vera

Mais conhecida como babosa, a aloe vera possui efeito comprovado para o tratamento de refluxo, infecções, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.

É preciso saber como preparar a aloe vera do jeito certo. Isso porque na casca da babosa tem uma substância chamada aloína, que é irritativa, e pode causar gastrite ou irritações na pele.

Aqui será preciso tirar a casca, além de remover os espinhos da planta. Logo rente à casca que a aloína fica concentrada, logo, você deve caprichar na hora de descascar, de modo que sobre apenas aquela “polpa” gelatinosa.

No uso dessa polpa, recomenda-se não ultrapassar mais do que 20ml dela diariamente, o que equivale a um pedaço pequeno da folha.

5. Chá de cravo

O cravo é um grande aliado dos diabéticos, tendo em vista que seus compostos ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Para preparar o chá, recomenda-se ferver quatro a cinco cravos inteiros junto com um litro de água por cerca de 10 a 15 minutos, coe e beba até três vezes ao dia. Pode-se tomar quente ou gelado.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás