O colesterol é um componente vital das membranas celulares no corpo humano, encontrando-se em diversos órgãos como coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. Ele desempenha funções cruciais, como a produção de hormônios como vitamina D, testosterona, estrógeno e cortisol, bem como ácidos biliares para a digestão das gorduras.
No entanto, o excesso de colesterol, chamado de dislipidemia, pode resultar na formação de placas de gordura nas paredes das artérias, obstruindo o fluxo sanguíneo e aumentando o risco de doenças cardiovasculares como infarto e AVC.
O HDL é conhecido como “colesterol bom” e o LDL como “colesterol ruim”. A Sociedade Brasileira de Cardiologia define parâmetros saudáveis: colesterol total abaixo de 190mg/dl, colesterol HDL acima de 40mg/dl e triglicérides abaixo de 150mg/dl.
O LDL, considerado prejudicial, tem valores máximos variando de 70mg/dl a 130mg/dl de acordo com o risco do paciente.
Colesterol elevado pode causar infarto, AVC, complicações renais, síndrome coronariana aguda, angina e trombose. No entanto, existem muitos chás feitos feitos com plantas medicinais, como alcachofra e chá mate, que podem auxiliar na redução do colesterol.
Pensando nisso, hoje nós decidimos trazer 5 chás poderosos que podem ajudar a reduzir o colesterol alto. Lembrando que, em primeiro lugar você deve procurar um médico para que possa avaliar sua condição e te passar o tratamento adequado. Todavia, alguns chás podem ser ótimas opções. Confira!
O chá de alcachofra é conhecido por suas propriedades depurativas do sangue e antioxidantes que ajudam a reduzir o excesso de colesterol no sangue, além de contribuir para diminuir a pressão arterial e prevenir a formação de placas nas artérias. Vamos explorar todos os benefícios desse chá.
Para prepará-lo, basta adicionar cerca de 1 colher de chá (equivalente a 5 a 6g) de folhas secas de alcachofra em 1 litro de água fervente. Depois, tampe o recipiente e deixe repousar por aproximadamente 5 minutos. Coe o chá e consuma de 2 a 3 xícaras ao longo do dia, preferencialmente antes das principais refeições.
É importante destacar algumas contraindicações. Pessoas com câncer no fígado, insuficiência hepática ou hepatite não devem consumir esse chá. O mesmo vale para quem faz uso de medicamentos anticoagulantes, crianças com menos de 12 anos e mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Antes de incluir o chá de alcachofra na sua rotina, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde.
Os efeitos positivos do chá verde derivam principalmente da sua rica composição em polifenóis, substâncias naturais encontradas em vegetais que fortalecem as defesas do organismo. Além disso, essa infusão é carregada de catequinas, compostos que exercem um papel antioxidante e anti-inflamatório no fígado, contribuindo para a redução dos níveis de colesterol.
A preparação do chá verde é simples: basta misturar 1 colher de sopa da erva Camellia sinensis em 200 ml de água quente. Deixe o recipiente abafado para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes das folhas. Após, aguarde pelo menos 10 minutos e então coe as folhas secas da bebida.
Lembrando sempre que, antes de incluir o chá verde na sua rotina, é aconselhável consultar um profissional de saúde para garantir que ele seja uma escolha adequada para o seu caso.
Leia também | 4 chás poderosos para expelir pedras nos rins
O dente-de-leão apresenta um auxílio notável na redução dos níveis de colesterol no sangue, impedindo a acumulação de gordura nas artérias. Essa característica se deve à presença de compostos que conferem propriedades antioxidantes a essa planta.
A preparação e consumo são simples: coloque 1 colher de sopa da raiz de dente-de-leão triturada em 200 mL de água fervente e deixe repousar por 10 minutos. Após esse tempo, coe e beba cerca de 3 xícaras do chá ao longo do dia.
Porém, é importante destacar que o uso do dente-de-leão não é indicado para pessoas com sensibilidade a essa planta, obstrução dos ductos biliares ou bloqueio intestinal. Além disso, deve ser evitado durante a gravidez e o período de amamentação. Antes de incorporar o chá de dente-de-leão à sua rotina, é recomendável consultar um profissional de saúde para garantir que seja seguro e adequado ao seu quadro.
Repleto de nutrientes essenciais, o chá da cúrcuma é particularmente rico em vitaminas C e B6, além de conter minerais como potássio, ferro e manganês. Um componente notável é a curcumina, uma substância bioativa presente nessa infusão, que contribui para a redução dos níveis de colesterol.
A preparação do chá é simples: utilize o pó de cúrcuma, o mesmo utilizado como tempero na culinária. Em um período de 10 a 15 minutos, aqueça água e adicione o condimento.
O pó de cúrcuma pode ser facilmente encontrado em supermercados e lojas especializadas em produtos naturais. Incorporar essa bebida rica em benefícios à sua rotina pode ser uma maneira saborosa e saudável de cuidar da saúde do coração e do organismo em geral.
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…