Os cães, considerados os melhores amigos do homem, destacam-se como fiéis companheiros, dando conforto nos momentos de solidão e trazendo alegria ao lar. No entanto, além da lealdade e do carinho inegáveis, estes animais por vezes revelam comportamentos peculiares, que parecem transcender os limites do entendimento humano, conduzindo-nos ao universo do misterioso e, para alguns, do paranormal. Quem nunca presenciou o olhar fixo de um cão, seus pelos eriçados, voltados para um ponto aparentemente vazio, instigando reflexões sobre o que estaria por trás daquele olhar?
Para acalmar os mais inquietos, vale destacar que, até o momento, a ciência não corroborou a capacidade canina de perceber entidades ou atividades paranormais. Marti Miller, psicóloga voltada à análise do comportamento animal, argumenta que humanos e cães possuem uma espécie de sexto sentido, sendo que os cães, ao contrário de nós, não julgam ou negam suas sensações, estando mais atentos às alterações em seu entorno. Nicole Ellis, treinadora certificada de cães, concorda com a perspectiva de que cães possuem sentidos intensificados, sendo mais receptivos a variações ambientais e sonoras.
Embora mais empolgante seja conjecturar a habilidade canina de perceber o paranormal, a incerteza prevalece. Não possuímos evidências conclusivas sobre suas capacidades sensoriais extraordinárias, mas também não as refutamos completamente. O universo dos animais, cães inclusos, é vasto e inexplorado, permitindo a possibilidade de habilidades ainda não descobertas, incluindo a visão de entidades espirituais e a antecipação de eventos naturais.
Neste contexto, convido a uma viagem por entre os misteriosos sinais e comportamentos caninos, onde o conhecido e o desconhecido entrelaçam-se, identificando 5 coisas que os nossos amigos de quatro patas podem sentir, mas nós não.
Pode soar inusitado, mas alguns cães têm mostrado capacidade de identificar doenças em seres humanos. O complexo sistema olfativo dos cães lhes permite detectar odores que passariam despercebidos por nós. O faro canino é entre 10.000 a 100.000 vezes mais acurado do que o nosso, possuindo cerca de 300 milhões de receptores olfativos.
Existem casos de cães que detectaram câncer e gravidez em humanos. Apesar de não substituírem tecnologias médicas, há estudos corroborando que cães possuem a habilidade de identificar certas doenças, proporcionando avanços para o desenvolvimento de diagnósticos mais precisos.
Os cães têm a capacidade de escutar sons de frequências mais elevadas e a distâncias superiores às dos humanos. Enquanto a audição humana encontra-se no intervalo de 20 hertz a 20 quilohertz, os cães são capazes de perceber sons começando em 64 hertz, atingindo registros acima de 44 quilohertz, ultrapassando significativamente nossa capacidade auditiva.
Alguns especulam que esta habilidade auditiva superior pode torná-los mais receptivos a supostas manifestações sobrenaturais ou de outros universos. Naturalmente, eles poderiam apenas estar ouvindo sons imperceptíveis para nós, mas não descartamos a possibilidade de estarem em contato com o paranormal.
Leia também | 10 raças de cachorro como são hoje e como eram a 100 anos atrás
O sentido visual dos cães é também notavelmente mais desenvolvido que o dos humanos. Há relatos como o de Brandy Stark, líder de um grupo de investigação paranormal, que apontam para a possibilidade de cães visualizarem entidades e manifestações não perceptíveis a nós. Stark relata uma ocasião em que seus Pugs pararam subitamente e fixaram o olhar em um ponto específico de uma parede, local onde, posteriormente, soube-se ser o escritório do antigo proprietário, supostamente assombrando o local. Certamente é algo que provoca arrepios!
Seu amigo canino pode ter a habilidade surpreendente de antever significativos desastres naturais. Alguns estudiosos, conjecturam que cães podem perceber terremotos antes de nós humanos, muito provavelmente devido à sua capacidade de escutar as atividades sísmicas precursoras a estes fenômenos, como os sons do deslocamento de rochas subterrâneas, e de detectar odores associados a mudanças ambientais que geralmente precedem grandes tempestades. Tanto é que, um estudo peculiar sobre o tema ocorreu, mais específico no caso de um terremoto que aconteceu no Japão em 2011.
Esse estudo explorou relatos de tutores de pets acerca de comportamentos atípicos destes animais momentos antes do terremoto, onde, de 1.259 tutores de cães, 236 observaram comportamentos inusitados, e de 703 tutores de gatos, 115 notaram a mesma peculiaridade. Os relatos incluíam um aumento da necessidade de afeto, latidos e uivos incomuns, e alguns cães estavam tão agitados que conseguiram fugir. Em 60% desses relatos, esses comportamentos ocorreram instantes antes do terremoto.
Se você tem um cão, talvez já tenha percebido que existem determinados espaços ou locais que eles inexplicavelmente temem ou onde demonstram um comportamento anormal. Por exemplo, meu cão sempre demonstra receio em relação a um canto específico do quintal, sem uma razão aparente.
Para especialistas podem existir inúmeras razões para um cão demonstrar aversão a um local, possivelmente associado a uma experiência traumática ocorrida ali, que não temos conhecimento. Ele pode ter ouvido um ruído que o assustou, como um estouro ou um carro com escapamento barulhento, e agora associa aquele local ao medo. Porém, na perspectiva mais sobrenatural, eles podem estar percebendo algo que nós, humanos, somos incapazes de perceber.
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…