Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado nesta segunda-feira (13), mostra que no Brasil o número de dias com ondas de calor passou de sete para 52 em 30 anos.
Segundo a Agência Brasil, entre 1961 e 1990, o número de dias com ondas de calor não ultrapassou a sete. Para o período de 1991 a 2000, subiu para 20; entre 2001 e 2010 atingiu 40 dias; e de 2011 a 2020, o número de dias com onda de calor chegou a 52.
Só para ter uma ideia da onda de calor que o país está passando. No Rio de Janeiro, o Alerta Rio, serviço de meteorologia da Prefeitura, a sensação térmica chegou a 52,7 graus Celsius (°C) às 8h da manhã em Guaratiba, na zona oeste da cidade. Essa foi a maior sensação de calor registrada na cidade até as 8h30 desta segunda-feira (13).
Tanto calor assim, é preciso pensar na saúde, no bem estar e de como evitar ter problemas por causa dos dias tão quentes!
Nesta onda de calor, o bom é se manter hidratado. Procure ingerir dois litros de água por dia. A água regula a temperatura corporal e ajuda no transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais.
Leve sempre uma garrafinha de água com você. Para quem não é muito fã de água, o bom é optar pela água com sabor, adicionando rodelas de laranja, morango, limão, maçã na jarra, copo ou garrafa.
Nestes dias tão quentes, você pode ter também uma outra opção além da água. Consuma frutas e legumes que contenham água na composição. As opções podem ser melancia, abacaxi, pepino, abobrinha e tomate. Os alimentos vão ajudar a manter o organismo hidratado e bem nutrido.
Em dias normais, consumir muito sal não faz bem, imagina então em dias tão quentes quantos os de agora?
Exagerar no sal durante o calor pode causar alguns problemas para você. Quando o corpo está ingerindo muito sal, eles começam a reter mais água para equilibrar essa proporção. Essa retenção de líquido causa inchaço e desconforto.
Leia também | Conheça os signos dos seus artistas favoritos
Bebidas alcoólicas não combinam com temperaturas muito altas. Principalmente quando você bebe em excesso. O que pode causar a desidratação do corpo. Fadiga, sede, dor de cabeça, náuseas, sensibilidade à luz e ao som são alguns sintomas da ressaca que podem ser evitados.
Você pode optar por um chá gelado é uma bebida muito gostosa, principalmente no calor, pois ela traz a refrescância que promete.
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…