Chamadas

5 coisas que você não deve colocar no currículo

Uma pessoa deve ter muito cuidado na hora de elaborar o seu currículo, para não colocar informações desnecessárias, que podem até atrapalhar na hora da contratação. Além de incluir informações relevantes que demonstram suas habilidades e experiências, é igualmente importante saber o que evitar. 

Para que você não tenha problemas durante uma entrevista de emprego, selecionamos cinco coisas que você não deve colocar em seu currículo. São informações que devem ser evitadas para não prejudicar suas chances de conseguir um trabalho.

Cinco coisas que você deve evitar colocar no seu currículo

Informações Pessoais Irrelevantes

Informações e dados pessoais, como número de RG e CPF, endereço completo, carteira de motorista, título de eleitor e estado civil devem ser evitados no currículo. O mesmo vale para pretensão salarial e referências profissionais.

Número de filhos ou outras informações pessoais que não têm relação com o trabalho não devem ser incluídos.

Experiências Irrelevantes

Para você ter chances melhores de conseguir um emprego, deve ser honesto no seu currículo. Inclua apenas experiências que sejam relevantes para a posição que você está se candidatando. Trabalhos temporários ou muito antigos que não adicionam valor ao seu perfil podem ser deixados de fora.

Expectativas Salariais

Essa informação geralmente é discutida durante a entrevista ou nas negociações posteriores. Incluir expectativas salariais pode ser visto como prematuro. Incluir no currículo quanto você deseja receber de salário pode ser um ponto negativo.

Leia também | Nunca diga essas 5 coisa ao levar um problema para o chefe

Razões para Deixar Empregos Anteriores

Evite mencionar porque você saiu de um emprego anterior. Isso pode ser discutido durante a entrevista, se for necessário. Não coloque situações negativas que você teve com o seu antigo empregador.

Referências

Não é necessário listar referências no currículo. Se o empregador precisar de referências, ele vai pedir posteriormente. Colocar “Referências disponíveis mediante solicitação” também é desnecessário.

 Evite também incluir logos, fotos ou figuras que distraiam o recrutador. A criatividade pode ser explorada se a vaga de emprego for para a área de Design, mas, ainda assim, sem exageros.

Lembre-se, um currículo de uma página é geralmente suficiente para destacar as habilidades, educação e experiências mais relevantes. É importante ser conciso e focar nos aspectos mais relevantes e impactantes de sua carreira, evitando preencher o currículo com informações desnecessárias.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

58 minutos atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

1 dia atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

3 dias atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

6 dias atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 semana atrás

6 idiomas mais importantes para aprender que devem dominar até 2050

Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…

1 semana atrás