Chamadas

5 erros mais comuns cometidos na corrida de rua

A corrida é uma modalidade democrática e com muitos benefícios. De acordo com o relatório “Práticas de Esportes e Atividade Física”, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizado em parceria com o Ministério do Esporte, em 2021, 24,6% dos brasileiros afirmaram praticar corrida ou caminhada com alguma frequência. E, segundo estimativas recentes, existem mais de 5 milhões de corredores no Brasil.

Dentre os erros mais comuns por corredores, vale destacar dois: o primeiro é ignorar a importância do período regenerativo.

Esse cuidado tem a finalidade de proporcionar a recuperação da musculatura e evitar danos musculares ou microlesões.  A redução da carga de treino é essencial para manter o equilíbrio do corpo e da mente.

O segundo é treinar apenas o que gosta, ou seja, correr. Pular ou simplesmente deixar de lado o treino de musculação é um erro. Os exercícios de força ajudam a fortalecer os músculos, que consequentemente protegem a musculatura em casos de lesões e auxiliam na manutenção da massa magra.

“Um ponto que deve ser sempre lembrado dentro do planejamento de quem corre provas de 10 quilômetros, meia maratona, maratona, provas de fundo, é a importância desse período de recuperação. Muitas vezes, as pessoas confundem treino regenerativo com semana regenerativa. O que realmente interessa é ter uma semana ou microciclo de recuperação para reduzir a carga de estresse físico e psicobiológico”, orienta Charles Lopes, Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano pela Unicamp e professor na pós-graduação da Faculdade UNIGUAÇU.

Dica do especialista

Uma semana de redução de volume já é suficiente dependendo do estado do atleta. Existem casos que é necessário reduzir o volume de treino ou a intensidade também. “A semana recuperativa deve acontecer a cada duas ou quatro semanas pesadas de treino”, pontua Lopes.

O professor e corredor – Charles Lopes descreve os cinco erros mais cometidos na corrida de rua. Vem ver:

1. Só treinar o que gosta

Existem várias capacidades que devem ser treinadas para melhorar a performance na corrida, como por exemplo: treinamento de resistência anaeróbica, flexibilidade, coordenação motora, força máxima e potência. Tudo isso faz parte de uma boa periodização, não pode simplesmente sair correndo e falar que é atleta.

2. Dar ênfase somente ao volume de treinamento (rodagem)

Alguns corredores acham que para melhorar o desempenho, basta aumentar a quantidade de quilometragem corrida. “Definitivamente essa tática é um erro. Cada fase de um bom planejamento tem a hora certa de aumentar, manter e (ou) reduzir o volume, o que pode até dar resultados mais rápidos e com eficiência”, enfatiza Lopes.

3. Não realizar testes de controle de carga

Cada pessoa tem uma intensidade específica de trabalho e frequência cardíaca diferente para treinos aeróbios e anaeróbios. O volume e intensidade de carga devem sempre estar em constante evolução, assim é possível fazer ajustes de carga de treinamento com segurança para evitar lesões e ser eficiente.

4. Ignorar os microciclos regenerativos ou realizar uma regeneração inadequada

Existem microciclos que devem ser regenerativos onde o volume de treino deve ser reduzido, e talvez, a intensidade também. Vale ressaltar que baixar somente a intensidade do treino não caracteriza uma boa recuperação. Por isso, é tão importante a periodização ser bem planejada. A regeneração bem-feita evita lesões musculares e proporciona ótimos resultados. Dica do especialista: faça uma semana de treino de microciclo.

5. Exagerar na quantidade de competições

É preciso ter noção que o período de regeneração é extremamente importante, não deve ter erros, se não a probabilidade de lesão aumenta e existe o risco de perder tudo aquilo que foi construído. Participar de competições sem planejamento e em curtos espaços de tempo entre uma e outra prova cedo ou tarde, vai acabar mal. As provas devem ser bem planejadas e avaliadas de acordo com a periodização de corredores.

Sobre a Faculdade UNIGUAÇU Idealizada por um grupo de professores universitários e empresários do ramo educacional, a Faculdade UNIGUAÇU foi fundada em março de 1999, na cidade de São Miguel do Iguaçu, no Paraná. Em 24 anos de história, a instituição conta com 13 cursos de graduação, entre bacharelado e licenciatura, todos reconhecidos pelo MEC.

Vanessa

Publicitária com experiência em veículos de comunicação, é responsável por conteúdos, gerência, parcerias e mídias sociais.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

10 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

12 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

14 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

15 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

15 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

15 horas atrás