A comunicação corporativa é essencial para o mercado. Por conta desta relevância, somente no ano passado o segmento movimentou R$30,2 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), atingindo um crescimento de 6% em relação a 2021, acima da média do PIB (Plano Interno Bruto) projetada pelo mercado financeiro em 2,76%.
Segundo o Head de Comunicação e Conteúdo da agência Mclair, Lucio Agberto, seja qual for o ramo de atuação, as corporações apoiadas por um time com esta expertise se favorecem com estratégias e ações que aprimoram a forma como elas transmitem sua imagem ao público alvo.
“A comunicação corporativa é responsável por fornecer informações das empresas relevantes ao público interno e externo, que ajudam a construir e fortalecer a imagem, o propósito e a cultura, além de destacar a qualidade dos serviços prestados e, principalmente, zelar pela reputação das marcas”, explica.
O especialista lista 5 filmes e séries que podem inspirar profissionais e interessados em comunicação. Veja a seguir:
O filme revela detalhes da parceria revolucionária entre o então jovem promissor Michael Jordan e o departamento de basquete da Nike, que na época tinha resultados inferiores aos das concorrentes Adidas e Converse – favoritas para fechar contrato com o aspirante a astro do esporte.
A trama aborda a trajetória de Sonny Vaccaro (Matt Damon) que, junto com sua equipe, criou a linha Air Jordan e apostou no maior jogador de basquete muito antes da sua fama.
“O longa mostra elementos importantes para a comunicação, como a criatividade, desenvolvimento de design, cultura organizacional e técnicas de negociação. Uma das características de Sonny Vaccaro é a crença e persistência em suas ideias, algo fundamental para profissionais que lidam com relacionamento, por exemplo, assessores de digital influencers, equipes de Digital PR e profissionais de Relações Públicas”, aponta.
Embora a série seja ambientada na rotina da advocacia, ela também é interessante para a comunicação corporativa. A trama traz como protagonistas o poderoso advogado Harvey Specter (Gabriel Macht) e Mike Ross (Patrick J. Adams), recrutado para trabalhar no escritório como associado, mesmo sem ter formação jurídica.
“Ao longo das nove temporadas, Harvey Specter faz o possível para vencer casos, ainda que em algumas situações ele se utilize de práticas imorais. Entre as características mais marcantes estão a liderança, gerenciamento de crise, desenvolvimento de estratégias e capacidade de lidar com o improviso, além da boa comunicação verbal nas argumentações dos advogados”, explica Agberto.
O longa-metragem conta a história de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) e Eduardo Saverin (Andrew Garfield), fundadores daquela que viria a ser uma das redes sociais mais conhecidas do mundo: o Facebook.
“O Facebook é uma das maiores inovações quando falamos de redes sociais. O filme traz ensinamentos sobre empreendedorismo, planejamento e desenvolvimento de ações da ferramenta que tornou-se um marco para a comunicação, pois até hoje é amplamente utilizada como recurso de extensão para a imprensa, campanhas de marcas e produtos, e fonte de engajamento para influenciadores digitais”, pontua o especialista.
A série tem seis temporadas e retrata o cenário político estadunidense, com alianças, relacionamentos e disputas pelo poder ocorridas no congresso e nos cargos executivos do país. Nela, o casal Frank (Kevin Spacey) e Claire Underwood (Robin Wright) se utilizam de todos os recursos possíveis para chegarem ao poder, contando sempre com a ajuda do chefe de gabinete e antigo diretor de estratégia, Doug Stamper (Michael Kelly) para os trabalhos sujos.
“O telespectador que se interessar pela série terá a oportunidade de compreender o trabalho de profissionais de comunicação interna, assessoria de imprensa e, eventualmente, o de repórteres investigativos. Afinal, a trama traz diversas táticas de gerenciamento de crise, relacionamento, divulgação e apuração de informações”, indica.
Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o duque de York, Albert, assume a coroa e se torna o Rei George VI (Colin Firth). No entanto, antes de assumir o posto de homem mais poderoso da Inglaterra, a majestade precisa tratar a sua gagueira para poder liderar a nação.
“Em uma época na qual o rádio era o principal meio de comunicação de massa, o drama enfrentado pelo Rei George VI era dialogar, discursar e se comunicar com a nação por meio desta mídia. O filme retrata brilhantemente a importância da comunicação oral”, finaliza o Head de Comunicação.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…