Chamadas

5 hábitos que prejudicam sua coluna e podem causar dor

Muitas pessoas reclamam de problemas na coluna, o que pode atrapalhar o bem-estar geral e a qualidade de vida. Mas esses problemas têm motivos que nós mesmos provocamos ao adotar hábitos diários que, sem perceber, podem causar danos significativos à nossa coluna vertebral.

Esses problemas podem causar dor e desconforto. Para não sofrer mais com isso, você precisa corrigir esses hábitos e manter uma coluna saudável. No texto a seguir, selecionamos cinco hábitos comuns que prejudicam a coluna. 

Má Postura

A maioria das pessoas que reclamam de dor na coluna, são as que têm má postura ao trabalhar no computador, dirigir ou até mesmo ao carregar uma bolsa pesada. Essa má postura coloca pressão desnecessária na coluna.

Para evitar esse desconforto, mantenha os pés apoiados no chão, joelhos flexionados em ângulo de 90 graus e costas apoiadas na cadeira.

Ao estar em pé, distribua o peso igualmente sobre os dois pés, mantenha os ombros relaxados e evite curvar as costas. Evite inclinar o pescoço para baixo por longos períodos ao usar o celular. Mantenha o celular à altura dos olhos.

Levantamento de Pesos de Forma Incorreta

Nós mesmos por muitas vezes somos responsáveis por alguns problemas na coluna. Por exemplo, levar objetos pesados sem a técnica adequada pode sobrecarregar a coluna lombar e causar lesões.

Quando você  pegar um objeto do chão, flexione os joelhos e mantenha as costas retas. Mantenha o objeto próximo ao corpo, isso distribui o peso de forma mais uniforme e evita sobrecarregar a coluna.

Sedentarismo e Falta de Exercício

A pessoa sedentária vai com certeza ter problemas de coluna. A falta de atividade física enfraquece os músculos que sustentam a coluna, tornando-a mais vulnerável a lesões.

O melhor a fazer é praticar atividades físicas regularmente, como caminhada, natação e pilates, que fortalecem os músculos das costas e do abdômen. Inclua alongamentos na sua rotina diária para aumentar a flexibilidade e reduzir a tensão muscular.

Uso Excessivo de Salto Alto

Um dos maiores inimigos da mulher é o salto alto. O uso frequente de saltos altos desequilibra a postura e sobrecarrega a coluna lombar. Neste caso, você deve moderar o uso, utilizando saltos altos em ocasiões especiais e optar por sapatos mais confortáveis no dia a dia.

Leia também | Fim das faculdades? 7 cursos que podem acabar nos próximos anos

Dormir em Posições Incorretas

Até mesmo para dormir você deve ter uma posição correta. A posição em que você dorme pode influenciar a saúde da sua coluna. A forma mais recomendada para dormir é com os joelhos flexionados e um travesseiro entre eles. Posição de barriga para cima: Evite essa posição, pois ela curva a coluna lombar.

É importante consultar um médico ou fisioterapeuta para um diagnóstico preciso e tratamento adequado para as dores nas costas.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

3 semanas atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

3 semanas atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

4 semanas atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

4 semanas atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

1 mês atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 mês atrás