Chamadas

5 hábitos que prejudicam sua coluna e podem causar dor

Muitas pessoas reclamam de problemas na coluna, o que pode atrapalhar o bem-estar geral e a qualidade de vida. Mas esses problemas têm motivos que nós mesmos provocamos ao adotar hábitos diários que, sem perceber, podem causar danos significativos à nossa coluna vertebral.

Esses problemas podem causar dor e desconforto. Para não sofrer mais com isso, você precisa corrigir esses hábitos e manter uma coluna saudável. No texto a seguir, selecionamos cinco hábitos comuns que prejudicam a coluna. 

Má Postura

A maioria das pessoas que reclamam de dor na coluna, são as que têm má postura ao trabalhar no computador, dirigir ou até mesmo ao carregar uma bolsa pesada. Essa má postura coloca pressão desnecessária na coluna.

Para evitar esse desconforto, mantenha os pés apoiados no chão, joelhos flexionados em ângulo de 90 graus e costas apoiadas na cadeira.

Ao estar em pé, distribua o peso igualmente sobre os dois pés, mantenha os ombros relaxados e evite curvar as costas. Evite inclinar o pescoço para baixo por longos períodos ao usar o celular. Mantenha o celular à altura dos olhos.

Levantamento de Pesos de Forma Incorreta

Nós mesmos por muitas vezes somos responsáveis por alguns problemas na coluna. Por exemplo, levar objetos pesados sem a técnica adequada pode sobrecarregar a coluna lombar e causar lesões.

Quando você  pegar um objeto do chão, flexione os joelhos e mantenha as costas retas. Mantenha o objeto próximo ao corpo, isso distribui o peso de forma mais uniforme e evita sobrecarregar a coluna.

Sedentarismo e Falta de Exercício

A pessoa sedentária vai com certeza ter problemas de coluna. A falta de atividade física enfraquece os músculos que sustentam a coluna, tornando-a mais vulnerável a lesões.

O melhor a fazer é praticar atividades físicas regularmente, como caminhada, natação e pilates, que fortalecem os músculos das costas e do abdômen. Inclua alongamentos na sua rotina diária para aumentar a flexibilidade e reduzir a tensão muscular.

Uso Excessivo de Salto Alto

Um dos maiores inimigos da mulher é o salto alto. O uso frequente de saltos altos desequilibra a postura e sobrecarrega a coluna lombar. Neste caso, você deve moderar o uso, utilizando saltos altos em ocasiões especiais e optar por sapatos mais confortáveis no dia a dia.

Leia também | Fim das faculdades? 7 cursos que podem acabar nos próximos anos

Dormir em Posições Incorretas

Até mesmo para dormir você deve ter uma posição correta. A posição em que você dorme pode influenciar a saúde da sua coluna. A forma mais recomendada para dormir é com os joelhos flexionados e um travesseiro entre eles. Posição de barriga para cima: Evite essa posição, pois ela curva a coluna lombar.

É importante consultar um médico ou fisioterapeuta para um diagnóstico preciso e tratamento adequado para as dores nas costas.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

4 semanas atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

1 mês atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

1 mês atrás

5 países baratos para viajar e fora das Américas

Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…

2 meses atrás

Regras de etiqueta que todo mundo deveria seguir, mas ninguém segue

Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…

2 meses atrás

Conheça países que mudaram de nomes ao longo da história

A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…

2 meses atrás