Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

5 maneiras cientificas de melhorar suas habilidades cognitivas

Melhorar suas habilidades cognitivas trará diversas vantagens, afinal você terá um pensamento mais rápido, mais foco e produtividade

As habilidades cognitivas são muito importantes para nós, afinal, são elas que nos ajudam a compreender e aprender novas informações, sendo especialmente essenciais nos ambientes de estudo e para resolução de atividades no trabalho.

Isso porque, as habilidades cognitivas nos ajudam a interpretar dados, lembrar de situações, dados, pesquisas, equipes, entre outros, além de ser fundamentalmente importante para nos ajudar a prestar atenção, seja assistindo uma aula, participando de um curso ou em uma reunião importante.

Conforme avançamos nos estudos e em nossa carreira, inconscientemente vamos evoluindo nossas habilidades cognitivas, contudo, aprimorá-las estrategicamente pode se tornar um verdadeiro diferencial em sua vida. Pensando nisso decidimos reunir algumas estratégias super legais que poderão melhorar e muito essas suas habilidades.

Tipos de habilidades cognitivas

Habilidades cognitivas são como as ferramentas do seu cérebro para lidar com informações. Elas se encaixam em cinco grandes grupos, sendo:

  1. Atenção: Isso inclui sua habilidade de ficar focado em uma tarefa por bastante tempo (atenção sustentada), se concentrar em algo específico mesmo com distrações (atenção seletiva), e fazer várias coisas ao mesmo tempo (atenção dividida).
  2. Memória de curto e longo prazo: A memória de longo prazo é para coisas que você aprendeu há algum tempo, enquanto a de curto prazo é para informações frescas. Elas são úteis para lembrar desde os detalhes de uma reunião até instruções dadas há mais tempo.
  3. Lógica e raciocínio: Estas habilidades são usadas para resolver problemas e criar novas ideias. Se você está tentando descobrir o que um cliente precisa ou como analisar dados, está usando lógica e raciocínio.
  4. Processamento auditivo e visual: O processamento auditivo é sobre entender o que você ouve, e o visual é sobre interpretar o que você vê. Eles são importantes para ouvir bem e entender gráficos ou tabelas, por exemplo.
  5. Velocidade de processamento: Se você consegue entender e usar informações rapidamente, isso significa que tem uma boa velocidade de processamento. Isso ajuda a ser mais produtivo, fazendo tarefas de forma mais rápida e eficiente.

Leia também | 5 maneiras de desbloquear todo potencial do seu cérebro

Maneiras de melhorar suas habilidades cognitivas

Para melhorar sua capacidade cognitiva e ser mais produtivo no trabalho, faculdade e na vida pessoal, aqui estão algumas estratégias práticas, mas muito úteis:

1. Experimente coisas novas

Testar novas atividades é ótimo para o cérebro. Fazer algo diferente cria novas conexões cerebrais e oferece desafios estimulantes.

  • Tente um hobby novo ou uma nova atividade frequentemente.
  • Mude sua rota de caminhada ou experimente receitas diferentes para variar a rotina diária.

2. Aprenda um novo idioma

Estudar uma nova língua melhora a forma como você pensa e oferece uma perspectiva sobre culturas diferentes. Não importa a idade, com prática e paciência, é possível aprender um novo idioma.

  • Use aplicativos de idiomas e pratique regularmente.
  • Considere se matricular em um curso de idiomas ou, se possível, viver em um país onde a língua é falada.

3. Jogue mais

Jogos como tabuleiro, cartas e videogames estimulam o cérebro porque envolvem estratégia, resolução de problemas e socialização.

  • Palavras cruzadas, Sudoku, xadrez e damas são ótimos para treinar o cérebro.

4. Durma o suficiente

Dormir bem (7 a 9 horas por noite) não só melhora o humor e a energia, mas também é crucial para a função cerebral, ajudando na memória e na capacidade de concentração.

  • Evite eletrônicos antes de dormir e limite a cafeína após as 14h. Tente seguir o ciclo natural de sono.

5. Mantenha-se fisicamente ativo

Exercícios físicos não só são bons para o corpo, mas também para o cérebro, melhorando a memória, a capacidade de aprendizado e a gestão do estresse.

  • Monitore seus passos diários;
  • Faça caminhadas regulares;
  • Faça algum esporte;
  • Comece uma atividade física.

Comentários estão fechados.