O cérebro é indiscutivelmente o órgão mais evoluído e fascinante do corpo humano. Apesar de séculos de muita pesquisa sobre o cérebro, ainda existem muitas coisas sem uma resposta. Além disso, todos os dias, os cientistas vêm descobrindo novas coisas fantásticas sobre o nosso cérebro.
Assim como ocorre com o coração, o cérebro é um órgão que dificilmente descansa, funcionando até mesmo quando estamos dormindo. Embora o cérebro faça diversos exercícios por conta própria, ainda existe muito potencial para ser explorado, que se encontra escondido.
Para te ajudar a utilizar de maneira muito mais eficiente o seu cérebro, vamos trazer algumas dicas super legais que poderão fazer com que você desbloqueie o máximo possível de todo potencial do seu cérebro, podendo ter uma mente muito mais aguçada, analítica, clara e objetiva.
Primeiro de tudo, vamos derrubar o maior mito de todos: a ideia de que só utilizamos 10% do nosso cérebro é pura lenda. Na verdade, estamos sempre colocando praticamente todo o nosso cérebro para trabalhar – sim, até nos momentos de descanso ou quando estamos mergulhados em sonhos. O nosso cérebro é como uma cidade grande e agitada, cheia de áreas especializadas cuidando de suas próprias funções. Essas áreas se acendem de atividade sempre que fazemos algo que as envolve.
Além disso, quanto mais colocamos nosso cérebro para jogar, mais ele se aprimora. Esse superpoder de se adaptar e crescer é conhecido como neuroplasticidade. É como se o cérebro estivesse sempre pronto para se remodelar, construindo novas células em um processo maravilhoso chamado neurogênese.
E não para por aí: o cérebro também vai tecendo uma rede cada vez mais densa de conexões entre as células já existentes, graças a uns fios muito especiais chamados dendritos e axônios. Imagine esses como os cabos que conectam diferentes partes de uma cidade, permitindo que a informação viaje rápido e sem percalços.
Para te dar uma ideia da grandeza disso tudo, o nosso cérebro abriga cerca de 100 bilhões de neurônios, e cada um deles pode estabelecer até 1.000 conexões com outros neurônios. Ao longo da vida, mesmo que formemos inúmeras dessas conexões, ainda assim só arranhamos a superfície do potencial de conexão total. É um universo em expansão constante dentro da nossa cabeça!
Leia também | 8 maneiras de aliviar o estresse da rotina
À medida que envelhecemos, é normal que nosso cérebro comece a apresentar uma certa lentidão. No entanto, isso não significa que temos que aceitar essa mudança de braços cruzados. Um estudo feito em 2008 pelo governo britânico, chamado “Capital Mental e Bem-Estar”, mostra que com o tipo certo de exercício mental, podemos dar um chega pra lá no envelhecimento cerebral.
Eles descobriram que os benefícios de manter a mente ativa, como memória afiada, pensamento rápido e raciocínio apurado, podem durar até cinco anos. Aqui vão algumas dicas de como você pode manter seu cérebro em forma:
Assim como os músculos se definem e crescem com o exercício, nosso cérebro também precisa se exercitar. Para exercitar seu cérebro, uma maneira extremamente útil é aprender algo novo — seja tocar um instrumento, falar uma nova língua, aprender a jogar xadrez, artesanato, ou até se perder em um bom filme ou livro . Se deixarmos de estimulá-lo nosso cérebro definhará aos poucos.
Já ouviu falar de atletas que praticam esportes diferentes para melhorar no principal? O mesmo vale para o cérebro. Dedicar um tempinho todos os dias para exercitar áreas como memória, atenção, raciocínio, agilidade mental, vocabulário e matemática pode fazer toda a diferença. Essa prática diária de apenas dez minutinhos pode trazer resultados incríveis em um curto espaço de tempo.
Não subestime o poder de uma dieta balanceada, exercícios físicos e um sono reparador. Frutas, verduras, leguminosas e peixes devem estar presentes na sua vida. Dê adeus ao cigarro e à bebida — eles são vilões não só para o corpo, mas também para o cérebro.
Se exercitar não só constrói músculos mas também neurônios novinhos em folha. E quando você cuida do seu sono seu cérebro aproveita para organizar o dia, fortalecendo sua memória. Experimente também meditar uns minutinhos por dia; isso não só acalma como ajuda a manter seu cérebro afiado e jovem.
Adote a prática de questionar tudo, mesmo o que parece simples e até mesmo óbvio. O ato de se perguntar estimula seu cérebro a funcionar de maneira mais ativa e criativa. Como Albert Einstein uma vez destacou, a curiosidade possui um valor inestimável, superando até mesmo o conhecimento em importância.
Diversos estudos apontam que o estresse e pensamentos negativos pode afetar severamente nosso cérebro, interferindo na capacidade de formar novas células cerebrais e podendo até destruir as que já existem. Por isso, é muito importante pensar positivo e imaginar coisas boas, essas questões ajudam você a estimular toda capacidade do seu cérebro.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…