A maioria das pessoas está vivendo na mesma frequência, seja no âmbito pessoal, profissional, intelectual ou em outras áreas da vida. Infelizmente, a realidade é um pouco mais complexa do que imaginamos.
Estatisticamente falando, a grande maioria de nós não será acima da média, apenas mediano. Contudo, apesar de as estatísticas estarem contra nós, isso não quer dizer que não possamos ser dignos de ser diferentes.
Embora seja difícil medir se as pessoas são acima da média, algumas estimativas e estudos em psicologia e sociologia apontam que cerca de 10% das pessoas no mundo podem ser consideradas acima da média.
Em estudos que focam no desempenho humano, como a curva de Gauus (distribuição normal), é possível identificar que a maioria das pessoas cai em torno da média, enquanto uma minoria de cerca de 10% a 15% está acima em traços individuais.
Você já reparou que a sociedade a todo momento fica lhe dizendo para ser excepcional? Mas, com base no padrão de quem a sociedade nos cobra isso? Talvez, para responder essa pergunta, deveríamos ser seres iluminados como Gandhi ou Dalai Lama.
Contudo, a verdade é que estamos bem longe disso, mas isso não pode ser algo humilhante para você, muito menos afetar sua autoestima. Então, para que você consiga subir mais alguns degraus na sua vida, é fundamental que você aceite que é apenas “normal”.
Aceitar que se é “normal” exige muita coragem e humildade. Mas, no momento em que você aceita quem você é, e para de fingir para si mesmo que é excepcional, será nesse momento que você começará a se concentrar em se aperfeiçoar em vez de se gabar.
O paradoxo do sucesso é que aceitar que você faz parte da média é o primeiro passo para se tornar acima da média. Acreditar que você é diferente, excepcional, é apenas uma fantasia, e é um dos fatores que impedirá você de progredir.
O primeiro passo para você se tornar acima da média é reconhecer o quão mediano você é, fingir que é acima dos demais, que tem capacidades que outros não têm, é uma vida de completa ilusão, que não te permitirá seguir adiante.
Não falamos para se menosprezar, o assunto aqui nunca foi esse. O que você precisa fazer é aceitar que é só uma pessoa comum, quando se tem noção real de quem você é, você estará pronto para se concentrar em se aperfeiçoar e aí, sim, começar a se destacar.
Acreditar que você é excepcional só te deixará preso em uma fantasia. A autoaceitação é mais do que apenas a realização de quem você se tornou. Ela te liberta da pressão social e ajuda você a se tornar quem você quer ser: a melhor versão de si mesmo.
Nossa sociedade retrata o sucesso como algo com o qual é possível se alcançar. Essa é a linha que as pessoas traçam para separar pessoas bem-sucedidas de pessoas que fracassam.
Mas, a verdade é que você não tem que definir sua medida de sucesso com base no sucesso dos outros. Alcançar o sucesso vai muito além de ter um carro ou uma casa legal, é um estado de espírito. É sobre apreciar o que você tem e o que está fazendo no presente em busca do seu futuro.
Cabe a você definir como esse estado de espírito deve ser, ou mesmo como você deve viver e aproveitar sua jornada. Ter a medida de sucesso dos outros para a sua vida trará um poço de frustração, principalmente porque aquilo diz mais sobre ela do que sobre você.
Se medir com uma régua que não serve para você, não te fará prosperar, ser acima da média, vencer, afinal, está se colocando em um lugar que não é seu. Vencer na vida significa fazer o máximo que você pode com os seus talentos.
O mundo virou imediatista, as pessoas querem o tudo agora, querem prosperar agora, querem que as coisas aconteçam de imediato, veem outras pessoas prosperarem de um dia para o outro e querem isso para si mesmo.
Essa linha de pensamento te limitará em níveis absurdos. A maioria das histórias de sucesso foi construída a longo prazo. Não é porque uma pessoa em bilhões conseguiu algo de um dia para a noite que isso é o normal.
O normal para se ter sucesso é adotar estratégias de longo prazo na sua vida, é pensar no amanhã, mas agindo hoje. A maioria das pessoas simplesmente não sai do lugar porque queria fazer algo “mágico” para que algo surpreendente acontecesse.
Se você adota esse tipo de pensamento, dificilmente sairá do lugar, porque estará procurando algo incrível para ter uma virada de chave incrível da sua vida. Sem se tocar de que, se tivesse começado de passo em passo, com metas atingíveis, mas de longo prazo, você estaria muito mais perto do sucesso do que está agora.
Existe uma frase que gosto muito: “Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje”. Em vez de esperar por algo que possa simplesmente virar a chave da sua vida, comece dando passos curtos e atingíveis agora, daqui a um ano você vai ter sido grato por começar.
Quando você se compara com os outros, você para de olhar para si mesmo. Você para de perceber seu progresso, ou o que você está fazendo, e começa consequentemente a desacelerar.
Até mesmo a melhor pessoa em determinada função se tornará mediana quando comparada a outras pessoas que vendem uma imagem de absoluto sucesso. Não construa sua reputação com base em como você classifica.
Se você construir sua identidade se comparado com os outros, você estará construindo uma identidade medíocre, que será bem difícil de melhorar. Comparações fazem você viver do passado, você se apega a glórias ou derrotas em vez de se abrir para novas possibilidades.
Como você pode querer que algo na sua vida mude se você não faz absolutamente nada de diferente? A maioria das pessoas anseia pelas mudanças, mas elas nunca vão chegar, porque as pessoas estão simplesmente fazendo o mesmo.
Como você se tornará bom em algo se não se mexe, não sai do lugar? Para tentar coisas novas, você precisa se sentir confortável em locais desconfortáveis e inseguros. Afinal, é nesses locais que você terá o maior crescimento, e muito em breve esses locais, que antes eram desconfortáveis, se tornarão verdadeiramente confortáveis.
Quando você para de lutar contra aquilo em que não é bom, é a partir daí que você pode melhorar seu jogo. Não deixe de começar algo se você espera mudança, pare de fugir de coisas que te deixam inseguros e desconfortáveis, procure acessar esses locais até que estejam seguros e confortáveis para você.
O perfeccionismo é um grande inimigo da mudança. Enquanto você procura o momento perfeito, a decisão mais precisa, a melhor solução, ou o que for, você estará simplesmente paralisado, enquanto já poderia estar se movendo e começando algo.
Coloque na sua cabeça que não existe momento perfeito, não existe a solução perfeita, sempre haverá furos ou coisas para melhorar. O momento ideal é agora, é o único momento que você tem para fazer algo.
Entender que buscar a perfeição é um grande erro, é um passo fundamental na sua vida. Lembre-se, ninguém é perfeito, nada é perfeito, não se rotule, não deixem te rotular, você é quem você é, você é único.
No momento em que você deixa de lado a perfeição, as expectativas externas, você estará livre para viver sua vida como bem deseja, não aquela que as outras pessoas querem de você, ou mesmo a que está cobrando de você mesmo, especialmente por uma perspectiva irreal.
Nós temos a tendência de seguir modas e mudar estilos que já estávamos acostumados. Um…
Atenção, trabalhadores e empregadores! A partir de 2025, novas regras para o trabalho aos domingos…
Parece cena de filme, mas acredite, é real: o FGTS virou alvo de criminosos por…
Se atualize sobre a redução da jornada de trabalho e entenda mais sobre essa pauta…
Já pensou em fazer uma viagem de avião e pagar apenas 20% do valor da…
Para quem achava que um salário mínimo acima de R$ 2.000 era sonho, o Paraná…