Ano após ano, o Fisco brasileiro sempre brinda os contribuintes com novidades tributárias. Em 2023 não diferiu e a principal inovação é a Medida Provisória 1.159/2023, que regulamenta a exclusão do ICMS na base de cálculo dos créditos de PIS e COFINS.
A finalidade do Estado brasileiro como ente arrecadador de impostos é incrementar suas receitas por meio do aumento da carga tributária.
E a atualização das regras para o PIS e COFINS passa a ser regulamentada pela Instrução Normativa RFB 2.121/2022. Dentre algumas alterações, destacam-se:
Para tanto, e para que estas mudanças sejam aplicadas corretamente nas operações das empresas sem a perda de qualidade e sem correr riscos tributários, é necessário um acompanhamento de bons profissionais.
Há no mercado empresas especializadas que promovem as áreas fiscais, divulgando, atualizando e implementando por meio de softwares completos e todo um portfólio de soluções que elevam os níveis de confiança e segurança para os contribuintes.
Portanto, estar preparado para as novidades tributárias no Brasil é tarefa de casa para as empresas.
Sendo assim, ter ferramentas consolidadas no mercado à disposição com provedores fiscais de qualidade, expertise e conhecimento técnico faz toda diferença e torna a adaptação para as atualizações tributárias menos traumática e com maior assertividade perante as regras do Fisco brasileiro.
Johney Laudelino da Silva é Product Owner na NTT DATA, empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software. É formado em Ciências Contábeis e possui MBA em Gerência Contábil pelo IBPEX.
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…
A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…