A rotina de trabalho desgastante, a correria do dia a dia, o excesso de cobranças externas e internas, são fatores que contribuem muito para o estresse. No entanto, é preciso ter muito cuidado, afinal de contas, o estresse pode prejudicar sua qualidade de vida, e ainda predispondo você a doenças.
Procurar maneiras de como aliviar o estresse é uma forma de manter o autocuidado. E uma maneira muito interessante para esse cuidado, está relacionado a Medicina Tradicional Chinesa, que sustenta que nosso corpo possui uma rede de pontos que podemos acessar toda energia circulante.
Hoje nós vamos apresentar cinco pontos do seu corpo, conforme explica a Medicina Chinesa, que podem ajudar vocês a aliviar o estresse e controlar suas emoções. Essa automassagem pode ser realizada a qualquer momento, principalmente quando sua mente está inquieta e você se sente mais “pilhado”.
Normalmente as pessoas associam o estresse a problemas emocionais, entretanto, essa condição não só traz problemas emocionais como pode causar diversos efeitos extremamente negativos para o corpo, confira:
Como o estresse afeta os músculos
Quando o corpo está sob estresse, os músculos tendem a ficar tensos como uma forma de proteção contra lesões e dores. Se essa tensão persiste por um longo período, pode desencadear diversas reações, tais como dores de cabeça, enxaquecas, dor na parte inferior das costas e nos membros superiores.
Como o estresse afeta o sistema respiratório
O estresse e emoções intensas podem desencadear vários sintomas respiratórios, como falta de ar e respiração acelerada, pois a ativação do sistema de luta ou fuga faz com que as vias aéreas entre o nariz e os pulmões se contraiam.
O estresse agudo — definido pela APA como um impacto emocional muito forte e repentino — pode causar ataques de asma ou hiperventilação, o que pode levar a ataques de pânico.
Como o estresse afeta o sistema cardiovascular
O estresse provoca aumento na frequência cardíaca, contrações mais intensas do músculo cardíaco e elevação da pressão arterial.
O estresse crônico, ou seja, o estresse constante experimentado por um longo período, conforme a APA, pode contribuir para problemas a longo prazo no coração e nos vasos sanguíneos, aumentando o risco de hipertensão, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
Como o estresse afeta o sistema gastrointestinal
No estômago e no intestino, o estresse pode desencadear dor, inchaço, náuseas e outros desconfortos, além de estar associado a mudanças na microbiota intestinal (conjunto de bactérias que vivem no órgão). Em casos mais graves, o estresse pode causar vômitos, aumento ou diminuição do apetite, diarreia ou constipação.
Leia também | 7 doenças que você pode desenvolver pelo estresse do seu trabalho
Vamos conhecer cinco pontos do seu corpo que você pode pressionar para aliviar o estresse a partir de agora. Confira:
1. Meio da testa
O ponto Yintang, localizado entre as sobrancelhas, quando estimulado, ajuda a acalmar e aliviar os sintomas da ansiedade. Feche seus olhos e pressione o meio da testa por alguns segundos, respirando profundamente.
2. Prega interna do punho: 1º ponto
O punho possui três pontos muito importantes para o tratamento da ansiedade, tão significativos conhecidos como a “linha da calma”. O primeiro desses pontos é chamado de Shenmen, localizado na prega de flexão ventral do punho, na altura do dedo mindinho.
Esse ponto é responsável por cuidar da inquietação e angústia, além de acalmar a mente e abrir a porta do coração para novas experiências. Para utilizar esse ponto, feche os olhos e pressione-o suavemente com o polegar, fazendo movimentos circulares enquanto respira profundamente.
3. Prega interna do punho: 2º ponto
Já o segundo ponto, chamado de Daling, fica entre os dois tendões (flexor radial do carpo e palmar longo). Através deste ponto é possível tratar a palpitação e a sensação de opressão no peito, o que permite que vejamos as coisas por outra perspectiva.
Para se utilizar esse ponto, você deve fechar os olhos e pressionar o ponto com seu polegar, realizando movimentos circulares e respirando profundamente.
4. Prega interna do punho: 3º ponto
Já o terceiro ponto da linha da calma é conhecido como Taiyuan. Através deste ponto, sentimos o pulsar da artéria radial. Normalmente, esse ponto é indicado para tratar a respiração, descongestionamento do tórax, ajuda a melhorar a tosse e dor de garganta, além de aliviar a ansiedade.
Feche seus olhos e pressione o ponto com seu polegar, realize movimentos circulares, respirando profundamente.
5. Topo da cabeça
O ponto localizado bem no meio do crânio, chamado de Baihui, quando pressionado eleva a mente, acalma as emoções e ainda beneficia nossos sentidos. Para utilizar esse ponto, feche seus olhos e aperte com os dois dedos indicadores por alguns segundos, respirando profundamente.
Se você anda por aí dirigindo pelas ruas do Brasil com sua CNH (Carteira Nacional…
Se teve uma coisa que o brasileiro sentiu falta em 2024 foram os feriados prolongados.…
O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para facilitar a formalização de pequenos negócios, permitindo que…
Os brasileiros que querem trabalhar fora do país podem ter a chance de serem contratados…
Um assunto vem tomando conta dos brasileiros que estão preocupados em continuar trabalhando. Estamos falando…
A leitura leva a pessoa ao conhecimento, a ter uma ótima gramática e também saber…