Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

5 programas dos anos 90 e 2000 que marcaram a sua infância

Você que nasceu nos anos 1990 e 2000 com certeza tem uma lembrança muito especial da sua infância e dos programas infantis

Você que nasceu nos anos 1990 e 2000 com certeza tem uma lembrança muito especial da sua infância. Naquela época a programação infantil das TVs eram sensacionais. Atualmente, as emissoras de TV aberta desprezam os programas dedicados às crianças. Somente o SBT, a TV Cultura e a TV Brasil tem um horário reservado para a garotada.

Mas vou convidar você para entrar na máquina do tempo para revisitar essas atrações que tanto alegraram sua infância. Deixe a nostalgia tomar conta de você.

Bom Dia e Cia

Bom Dia e Cia / Imagem de Divulgação, SBT

Bom Dia & Cia foi um programa de televisão infantil brasileiro exibido pelo SBT  que estreou em 2 de agosto de 1993. 

Inúmeros desenhos de sucesso já foram ao ar no programa, como os clássicos Thundercats, Tom e Jerry, Scooby-Doo, Os Flintstones, Pica-Pau, Popeye, Winx Club; animes como Dragon Ball, Naruto e One Piece,

A primeira apresentadora da atração foi Eliana. Ela tinha um parceiro de palco, o monstrinho roxo Melocoton, que adorava “comidas e abraços”.

Em 21 de setembro de 1998, Jackeline Petkovic estreou oficialmente no comando do Bom Dia & Cia, que voltou a utilizar o nome de antes de 1997.

A mudança acabou causando a insatisfação da equipe e do diretor Nilton Travesso, e Jacky esteve sob pressão nos bastidores em seus primeiros dias. Apesar disso, o público reagiu positivamente à mudança no programa, e a audiência subiu de 6 para 9 pontos na média, com picos de até 13 pontos.

No dia 1º de agosto de 2005, às 9 da manhã, após a demissão de Jéssica e Kauê, o programa passou a ser apresentado pelos desconhecidos Priscilla, Yudi Tamashiro e a professora de dança Ítala Matiuzzo, sendo que a última ficou no programa até o dia 7 de julho de 2006. E, após algumas reformulações, Priscilla e Yudi passaram a apresentar sozinhos, mostrando a cada dia, curiosidades sobre profissões e inovações do momento.

Xuxa no Mundo da Imaginação

Xuxa no Mundo da Imaginação / Imagem Blad Meneghel/Globo

“Xuxa no Mundo da Imaginação” foi um programa produzido pela TV Globo e exibido nas manhãs de segunda a sexta-feira entre 28 de outubro de 2002 e 31 de dezembro de 2004. A apresentadora Xuxa, que já era uma figura querida por crianças e adultos, assumiu o comando desse programa sem a supervisão de Marlene Mattos, com quem havia trabalhado por quase duas décadas. 

Nessa nova fase, Xuxa tinha total controle, desde a escolha dos personagens que apareciam na tela até a aprovação dos vídeos caseiros exibidos durante o programa.

TV Colosso

TV Colosso / Imagem Acervo/Globo

TV Colosso foi um programa infantojuvenil da Globo, estrelado por bonecos, que alternava quadros com exibição de desenhos animados, a ´TV Colosso’ foi concebida por Luiz Ferré e Roberto Dornelles, integrantes do grupo gaúcho de teatro de bonecos Cem Modos, do qual também faziam parte Valério Campos e Toninho Neves, responsáveis pela redação. Participaram do projeto os cartunistas Laerte, Angeli, Glauco, Luiz Gê e Fernando Gonsales.

‘TV Colosso’ utilizava bonecos manipulados manualmente ou de forma eletrônica. O cast de bonecos era composto por 28 fantoches, sendo 25 cachorros e três pulgas.

O programa misturava quadros especiais protagonizados pelos cachorros e apresentação de desenhos animados, e tinha como maior estrela a apresentadora Priscila, uma carismática sheepdog. 

Bambuluá

Bambuluá / Imagem Acervo/Globo

Comandado pela apresentadora Angélica, a atração, com três horas e meia de duração, concentrava toda a programação infantil da Rede Globo, reunindo séries, quadros e os desenhos animados da TV Globinho. 

‘Bambuluá’ trazia Angélica protagonizando uma novelinha infantil diária, exibida em capítulos curtos. O elenco reunia mais de 30 atores, além de bonecos virtuais comandados por Cláudio Galvan. O programa era ambientado na fictícia Bambuluá, a cidade dos sonhos, onde moravam sete crianças aventureiras.

Leia também | 8 séries e filmes que estão fazendo sucesso na Netflix

TV Cruj

TV Cruj / Imagem de Divulgação

A TV Cruj foi um programa de televisão infanto-juvenil produzido pela Disney em parceria com o SBT, apresentado de 2001 até 2003. É uma continuação do Disney Club que estreou em 1997 e continuou até mudar seu formato e nome para Disney Cruj em 2001, com versões em vários países, inclusive no Brasil. 

A versão brasileira era transmitida pelo SBT e pelo Disney Channel, dirigida por Renato Fernandes e ia ao ar antes da novela infantil Chiquititas. Foi um dos principais programas infantis no final da década de 90.

Já em sua quarta fase, a atração muda de nome para “Disney CRUJ”, e de horário: sábado das 10:15 às 12h. Isso a partir do dia 14 de maio. No entanto, em 12 de outubro de 2003, o programa sai do ar, quando já não era gravado há muito tempo (eram exibidas reprises de 2002).

Comentários estão fechados.