O diabetes ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não a utiliza corretamente. A insulina, um hormônio, regula a glicose no sangue e permite que as células obtenham energia.
Existem diferentes tipos de diabetes, sendo os mais comuns o tipo 1, que geralmente se manifesta na infância ou adolescência devido à destruição das células produtoras de insulina, e o tipo 2, que ocorre principalmente em adultos com excesso de peso ou predisposição genética.
O diabetes é um problema de saúde crescente no Brasil, com cada vez mais pessoas sendo afetas aqui e no mundo.
Segundo dados do Sistema de Informações em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), em 2023, foram realizados quase 30 milhões de atendimentos relacionados ao Diabetes Mellitus (DM) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Sendo assim o diabetes é uma preocupação crescente, afinal com tanta gente sendo afetada, é super importante a gente ficar de olho nos sinais que o corpo pode estar nos dando.
Diante deste cenário, hoje separamos 5 sinais que podem indicar que você pode estar com níveis elevados de açúcar no sangue.
Leia +: Ter diabetes antes dos 30 pode reduzir expectativa de vida em 14 anos
Você está se sentindo cansado o tempo todo, mesmo após dormir bem? Isso pode ser um sinal de que o seu corpo está com dificuldade de processar o açúcar no sangue.
Quando isso ocorre, ele fica sobrecarregado, e o resultado é aquela sensação de cansaço que não vai embora. Se esse cansaço sem explicação estiver acontecendo, vale a pena fazer um exame de sangue.
Está indo ao banheiro com mais frequência do que o normal? Isso pode ser outro alerta. Quando tem muito açúcar no sangue, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o excesso, o que faz com que você precise urinar mais. Se isso for algo novo para você, é bom prestar atenção.
Aquela sensação de sede que parece que não vai embora, mesmo bebendo bastante água, pode ser um sinal de que o seu corpo está tentando se livrar do excesso de açúcar.
E como o corpo perde mais líquidos, a gente acaba sentindo ainda mais sede. Fique de olho se isso estiver acontecendo com frequência.
Cortes ou machucados que demoram para cicatrizar podem ser um indício de que o açúcar no sangue está alto.
Quando isso acontece, a circulação pode ficar prejudicada, atrapalhando o processo de cura. Se você perceber que as feridas estão demorando mais que o normal para fechar, é bom procurar um médico.
Agora, se você notar que está perdendo peso sem ter feito mudanças na alimentação ou nos exercícios, isso também pode ser um sinal.
Isso acontece principalmente no diabetes tipo 1, quando o corpo não consegue processar bem a glicose e acaba eliminando calorias pela urina. Se isso estiver acontecendo, não deixe de investigar.
Por isso, se você perceber algum desses sinais, não ignore. Quanto antes a gente procurar um médico, mais fácil é controlar o problema e evitar complicações no futuro.
O acompanhamento profissional é essencial para garantir que os níveis de açúcar fiquem equilibrados e para cuidar da saúde como um todo. Afinal, se cuidar é a melhor forma de viver bem!
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…
Se você está de olho em uma vaga e quer ganhar vantagem na fila, tenho…