Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Muitas vezes não percebemos os sinais que nosso corpo nos mostra, apresentando sintomas além dos mais conhecidos sobre a doença.
Muitas vezes, alterações na pele podem ser um sinal importante, especialmente quando são discretas e facilmente ignoradas. Essas alterações acontecem devido aos altos níveis de açúcar no sangue, característicos da diabetes, que podem danificar os vasos sanguíneos, incluindo os menores que irrigam a pele. Fazendo surgir diversas manifestações cutâneas.
Leia também | 8 profissões que podem deixar de existir no futuro
É necessário que você preste atenção nos sinais que o seu corpo apresenta, ele pode estar pedindo socorro.
Acantose Nigricans
A acantose nigricans é uma condição dermatológica que se caracteriza por manchas escuras, grossas e aveludadas na pele. Na verdade são manchas escuras e aveludadas que aparecem em dobras da pele, como pescoço, axilas e virilha.
2. Bolos
Pequenas protuberâncias macias e arredondadas que se desenvolvem em áreas com atrito, como pescoço, axilas e virilha.
3. Peles Rachadas e Secas
Pele mais seca e propensa a rachaduras, especialmente nas mãos e pés. Danos nos nervos e diminuição da circulação sanguínea podem causar ressecamento e dificuldade de cicatrização.
Doenças como dermatite atópica, psoríase, diabetes e ictiose podem causar esses sinais na pele.
4. Infecções Fúngicas
As infecções fúngicas são doenças causadas por invasão e crescimento excessivo de fungos patogênicos em tecidos do corpo humano. Infecções por fungos, como pé de atleta e candidíase, mais frequentes e mais difíceis de tratar em pessoas com diabetes. A alta taxa de açúcar no sangue cria um ambiente propício para o crescimento de fungos.
5. Feridas que demoram para cicatrizar
Feridas que demoram para cicatrizar podem ser causadas por uma série de fatores, incluindo:
Doenças que prejudicam a circulação sanguínea, como diabetes, hipertensão arterial e aterosclerose. Cortes, arranhões e outras lesões na pele demoram mais tempo para se curar. A má circulação sanguínea e o sistema imunológico comprometido dificultam a reparação dos tecidos.
Como Tratar a Diabetes
O tratamento da diabetes pode variar de pessoa para pessoa. Também vai depender do tipo de diabetes, da gravidade da doença e de outros fatores individuais. No entanto, existem alguns princípios gerais que se aplicam a todos os casos.
O tratamento pode começar com você mudando o seu estilo de vida, tendo uma alimentação saudável, controlando carboidratos, isso é fundamental. Priorize alimentos integrais, frutas, legumes e proteínas magras.
Exercícios ajudam a controlar a glicose no sangue, a perder peso e a melhorar a sensibilidade à insulina. Manter um peso saudável é essencial para o controle da diabetes. No entanto, a melhor decisão é você se consultar com um endocrinologista, ele saberá indicar o melhor tratamento para o seu caso.
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…
Se você está de olho em uma vaga e quer ganhar vantagem na fila, tenho…