Chamadas

6 causas que podem tirar o seu sono

Não existe nada mais chato do que você ficar se revirando na cama e o sono não chegar. Muitas coisas podem ser responsáveis para você não conseguir dormir à noite. Entre elas estão ansiedade, estresse, depressão, apneia do sono ou menopausa. Exagerar na dose do café também pode tirar o sono.

Essas condições podem levar a dificuldade para iniciar o sono ou acordar durante à noite tendo um sono pouco reparador.

Existem várias causas que podem afetar a qualidade do sono. Veja uma dessas possíveis causas.

1. Preocupações financeiras

O estresse financeiro pode manter você acordado à noite. A falta de dinheiro pode tirar o sono de qualquer um. Não conseguir pagar o aluguel, o colégio das crianças e etc., pode fazer você ficar rolando na cama, cheio de preocupações e isso interromper o sono. 

2. Ansiedade

A ansiedade é um transtorno psicológico que pode causar dificuldade para iniciar o sono ou levar a pessoa a acordar algumas vezes à noite.

As causas da ansiedade podem variar bastante de indivíduo para indivíduo. Alguns dos fatores que podem contribuir para a ansiedade incluem:

  • Fatores genéticos
  • Gatilhos e traumas específicos
  • Doenças físicas e distúrbios hormonais
  • Fatores ambientais**, como estresse no trabalho
  • Desequilíbrios químicos do cérebro
  • Falta de suporte familiar
  • Traumas, principalmente na infância.

Se você está experimentando sintomas de ansiedade que estão afetando sua vida diária, é recomendado procurar a ajuda de um profissional de saúde mental.

3. Estresse

O estresse pode causar insônia, despertares frequentes durante a noite e até mesmo pesadelos. Isso ocorre porque o estresse ativa o sistema de resposta ao estresse do corpo, o que pode aumentar a frequência cardíaca, a pressão arterial e os níveis de hormônios como o cortisol. Todos esses fatores podem dificultar o sono profundo. 

Se o estresse está impedindo você de dormir, procure praticar meditação, exercícios físicos e técnicas de relaxamento. Isso poderá reduzir o estresse e melhorar o sono. Porém, se o problema persistir, pode ser útil procurar a ajuda de um profissional de saúde.

4. Depressão

A depressão é um transtorno psicológico que pode causar dificuldade para dormir, dormir poucas horas por noite ou dormir por tempo excessivo.

A depressão e o sono estão intimamente ligados. A grande maioria das pessoas com distúrbios depressivos apresentam problemas relacionados ao dormir. 

Enquanto outras pessoas apresentam quadros de insônia, ou sintomas de hipersonia, ou seja, sono excessivo. A insônia tende a preceder a depressão em 43% dos casos. 

O tratamento da depressão deve ser feito pelo psiquiatra, podendo ser indicado psicoterapia para ajudar a lidar melhor com as emoções e sentimentos.

5. Consumo excessivo de cafeína

É muito difícil resistir aquele delicioso cafezinho. A bebida é uma das preferidas dos brasileiros. Mas quando exageramos na dose diária, ou seja, beber café demais, podemos ter problemas para dormir.

A cafeína, que é o princípio ativo do café, é rapidamente absorvida na corrente sanguínea, atingindo o seu pico entre 30 e 90 minutos, e permanece em nível alto por um período de 3 a 4 horas. 

A insônia causada pelo café é, em grande parte, resultado da capacidade da cafeína de bloquear a ação da adenosina, um neurotransmissor que promove o sono. 

Se você não quer ter insônia, evite tomar bebidas contendo cafeína por pelo menos 6 horas antes de dormir. Portanto, é sempre bom moderar o consumo de café e observar como seu corpo reage a ele.

Leia também | MasterChef Brasil vai ter edição inédita para profissionais da confeitaria

6. Dormir durante o dia

Dormir durante o dia pode atrapalhar o sono noturno. Segundo especialistas, isso pode ser um indicador de problemas de saúde, como estresse e insônia. Além disso, a insônia pode ser provocada por hábitos inadequados, que prejudicam a capacidade de dormir, como não ter uma rotina para dormir, estar em um ambiente muito luminoso e barulhento, comer muito ou tomar bebidas energéticas à noite. 

Para ter uma boa noite de sono, evite cochilos longos, sendo recomendado dormir por no máximo 30 minutos durante o dia, de preferência no início da tarde, para evitar a dificuldade para dormir à noite.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

12 profissões para aposentados que pagam mais que medicina

A aposentadoria no Brasil é a grande meta de muitos trabalhadores. Afinal, depois de anos…

7 horas atrás

8 países que facilitam a vida de brasileiros do INSS

A aposentadoria é o momento de finalmente descansar e curtir a vida. E para muitos…

7 horas atrás

7 concursos para estudar até janeiro de 2025

Se você está buscando mudar de vida e conquistar uma vaga em um entre vários…

7 horas atrás

Os mais ricos sempre são desses 2 signos? Descubra

Quando olhamos para as listas dos bilionários do mundo, duas características surgem com frequência: uma…

8 horas atrás

7 raças de cachorro para não se sentir só em apartamento

Morar em apartamento, especialmente nas grandes cidades, pode ser uma experiência solitária às vezes. Mas…

9 horas atrás

Conheça 5 trabalhos que não existem mais

Muitas profissões eram indispensáveis antigamente, mas não existem mais atualmente, alguns trabalhos ficaram obsoletos, por…

12 horas atrás