Chamadas

6 cidades brasileiras que falam outro idioma além do português

Em toda a América, o Brasil é o único país que fala a Língua Portuguesa — graças a herança dos nossos colonizadores portugueses — sendo assim, esse é o nosso idioma oficial.

Apesar de termos o português como língua oficial, temos a presença de vários outros idiomas no Brasil, questões ligadas principalmente pelos processos de imigração que marcaram a história do nosso país.

Além da colonização, imigração, também temos a forte presença da cultura indígena, garantindo que em diversas regiões tenhamos outras línguas oficiais além do próprio português.

Para se ter ideia, existe inclusive uma cidade no Brasil que tem outras línguas oficiais, ou seja, determinadas por meio de lei. A seguir, vamos conhecer algumas das principais cidades do país onde a população fala outra língua além do português.

Cidades brasileiras que falam outro idioma

Se você gosta de curiosidades sobre o nosso país, vamos te contar quais são as cidades brasileiras em que se fala outro idioma, inclusive a cidade que possuí outras línguas oficiais além do português.

São Gabriel da Cachoeira (AM)

São Gabriel da Cachoeira no Amazonas é a única cidade do Brasil que tem mais de uma língua oficial. Através da Lei Municipal 145/2002, a cidade tem como línguas oficiais o português, Baniua, Nheengatu e Tucano.

Talvez você esteja se perguntando que tipo de línguas são essas, na verdade, todas as outras três línguas oficiais além do português são indígenas. Isso porque cerca de 90% da população de São Gabriel é composta por índios e descendentes, inclusive a maior parte da cidade é de terras indígenas de acesso proibido sem devida autorização.

A cidade possuí outras línguas também, no total são cerca de 20 línguas faladas na cidade, entretanto apenas o Baniua, Nheengatu e Tucano se tornaram línguas oficiais por força da lei. Até mesmo o único hospital do município, emprega intérpretes, para que índios que não se comunicam em português possam ser compreendidos.

Cantá (RR)

A pequena cidade de Cantá com uma população de quase 19 mil habitantes, localizada em Roraima, também é outro município brasileiro que se fala uma língua indígena. Por lá, a população é familiarizada por se comunicar na língua Wapichana.

Bento Gonçalves (RS)

Bento Gonçalves é um município localizado no Rio Grande do Sul, que teve seus primeiro imigrantes italianos desembarcando ainda em 1870. Para fugir da crise agrícola que atingia a Itália, muitas pessoas vieram para o Brasil.

A influência italiana é tão profunda nessa região, que desde 2015, após sessão na Câmara dos Vereadores, a cidade de Bento Gonçalves, passou a considerar o talian, dialeto italiano falado pelos habitantes, como uma língua cooficial do município.

Leia +: 6 idiomas que são mais falados no Brasil além do português

Prudentópolis (PR)

Prudentópolis é um município localizado no Paraná, sendo conhecida como a cidade mais ucraniana do Brasil. De acordo com a Representação Central Ucraniano-Brasileira, dos 600 mil descendentes de ucranianos que vivem no Brasil, a maior parte vive em Prudentópolis.

Segundo levantamento da prefeitura do município, dos 52 mil habitantes que residem ali, 39 mil são descendentes diretos de ucranianos, logo, é bem comum encontrar moradores que conversam apenas em ucraniano entre si.

Santa Maria de Jetibá (ES)

O município de Santa Maria de Jetibá no Espírito Santo é considerada a maior colônia Pomerana do Mundo. Segundo o Memorial Waiands Huts, preservador da cultura pomerana, são cerca de 42 mil pomeranos vivendo por lá.

Segundo a prefeitura da cidade, 80% da população do município é de origem pomerana, inclusive em 2018 a Câmara dos Vereadores declarou o hino da Pomerânia como cooficial de Santa Maria de Jetibá, bem como o dialeto pomerano.

A língua pomerana é extremamente comum no município, e você pode ouvi-la em diversos locais diferentes, seja no centro da cidade, no comércio, nas escolas, igrejas entre outros.

Itaiópolis (SC)

O município de Itaiópolis fica localizado no estado de Santa Catarina, e é bem conhecido por ter uma parcela bem significativa da população composta por imigrantes poloneses.

A chegada de poloneses na cidade ocorreu entre o final do século XIX e início do século XX, inclusive muitos moradores preservam a cultura polonesa, com muitos desses moradores falando polonês entre eles.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás