Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

6 coisas para não fazer nos primeiros dias do novo emprego

Existem algumas coisas que você deve evitar ao máximo fazer na primeira semana em um novo emprego, vamos descobrir quais são essas coisas

Se você conseguiu um novo emprego, primeiramente parabéns! Sabemos que não é fácil conseguir um emprego, então você merece essa oportunidade! Ser um novo funcionário pode ser um momento emocionante, principalmente quando falamos em controlar nossa ansiedade.

Nos primeiros dias de trabalho, você aprenderá o básico, se adaptará à cultura da empresa e entenderá o ritmo ao qual as coisas se desenvolvem no novo emprego. No entanto, com todas as novas tarefas e responsabilidades, muitas vezes precisamos nos atentar ao que fazer e não fazer nesses dias de adaptação.

Para evitar gafes e problemas logo de cara, existem seis coisas das quais você deve evitar na primeira semana. Quer saber o que é? Então continue lendo para colocar na sua lista o que não se deve fazer nos primeiros dias de trabalho.

Leia também | 13 profissões com emprego garantido na Alemanha

1. Não fique quieto

Muitas vezes, os primeiros dias podem ser desafiador, ficamos tímidos e sem jeito para fazer tudo, principalmente as pessoas mais reservadas. Contudo, a primeira semana no trabalho é a oportunidade perfeita para mostrar aos colegas quem você é e quais são suas habilidades.

Aproveite cada chance para interagir com as pessoas ao seu redor, seja compartilhando um almoço com colegas de trabalho ou trocando ideias durante uma pausa para café. Durante as discussões profissionais, evite ficar em silêncio.

Contribua sempre que possível e reconheça o mérito das ideias dos outros. Isso não apenas o tornará visível, mas também mostrará que você está aberto a colaboração.

2. Não exagere na confiança

Embora seja importante começar a contribuir para o ambiente de trabalho o mais rápido possível, a primeira semana exige equilíbrio entre demonstrar confiança e evitar a arrogância.

Envolva-se com entusiasmo, mas esteja disposto a compreender o funcionamento do escritório, incluindo procedimentos, normas e dinâmica de equipe. Ao invés de ser um “sabe-tudo”, use seu entusiasmo para entender e sugerir mudanças gradualmente.

3. Evite julgamentos precipitados

Assim como o primeiro episódio de uma série não reflete totalmente o potencial da temporada, a primeira semana em um novo emprego não nós da uma imagem clara da vida na empresa.

Portanto, evite fazer julgamentos precipitados sobre a cultura de trabalho ou o próprio trabalho até que você se ajuste um pouco mais. Tomar decisões baseadas em apenas alguns dias não beneficia ninguém e pode ser mais produtivo aguardar antes de tirar conclusões definitivas.

4. Não fique achando que precisa saber de tudo

Lembra daquela sensação desconfortável na escola quando era esperado que você soubesse a resposta, mas não sabia? Bem, não há necessidade de reviver essa sensação em seu novo emprego.

Este é o momento ideal para buscar ajuda, apoio e conselhos necessários para desempenhar suas responsabilidades profissionais da melhor forma possível. A maioria dos colegas ficará feliz em ajudar, e isso também é uma oportunidade para construir conexões mais sólidas com eles.

5. Não tenha medo de estabelecer limites

Apesar de querer mostrar o seu melhor para o seu chefe, é importante não deixar que esse entusiasmo prejudique seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Chegar cedo e ficar até tarde pode levar ao esgotamento precoce e estabelecer expectativas pouco realistas.

É importante que você saiba manter uma rotina sustentável desde o início para evitar interpretações equivocadas sobre seu comprometimento no futuro.

6. Não ignore as dinâmicas em equipe

Cada empresa possui uma dinâmica única, e dedicar a primeira semana a compreender como os colegas de trabalho se integram é muito importante. Como preferem se comunicar? Quais são seus estilos de trabalho? Descobrir como suas habilidades se encaixam na dinâmica da equipe desde o início facilita a comunicação e a colaboração no futuro.

Neste ponto, é evidente que há orientações para tornar a transição para o novo emprego mais suave. No entanto, lembre-se de que ninguém espera perfeição durante a primeira semana. Seja autêntico, mantenha-se atento e, gradualmente, você se integrará ao ambiente de trabalho à sua própria maneira.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.