comportamentos que só pessoas mais inteligentes costumam ter / Imagem freepik
Ser inteligente é saber extrair informações, aprender com a experiência, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão. Existem certos comportamentos e hábitos que frequentemente são associados a pessoas com altos níveis de inteligência.
Alguns neurocientistas dizem que a inteligência se manifesta de várias formas e é frequentemente associada a certos comportamentos e hábitos de uma pessoa. Para eles algumas características e hábitos tendem a ser mais comuns em pessoas que possuem um alto nível de QI.
Neste texto, falaremos de seis comportamentos que podem ser observados em indivíduos altamente inteligentes. Desde a curiosidade incessante até a capacidade de manter a calma sob pressão.
A curiosidade é uma característica de pessoas inteligentes, que têm vontade de aprender mais e se aprofundar em detalhes. Elas tem uma sede constante pelo aprendizado e gostam de explorar diferentes áreas de interesse. Elas estão sempre fazendo perguntas e buscando respostas de forma ativa.
Pessoas muito inteligentes podem ter pensamento crítico, mas a inteligência não garante que uma pessoa tenha essa habilidade. Pessoas com alto QI podem ser questionadoras, gostam de analisar diferentes perspectivas e detestam tomar decisões impulsivas. A capacidade de avaliar criticamente as situações é uma marca registrada da inteligência.
Elas são capazes de entender diferentes perspectivas e opiniões, e de ouvir o outro.
Muitas pessoas inteligentes apreciam o tempo a sós. Isso lhes permite pensar profundamente, refletir e focar em seus próprios interesses sem distrações.
Alguns estudos apotam que pessoas muito inteligentes gostam de solidão, falam sozinhas, tem hábito de criticar, ser bagunceiras, aceitar desafios e serem noturnas.
Elas frequentemente têm o hábito de ler, não apenas por entretenimento, mas também para adquirir conhecimento e expandir suas perspectivas. A leitura pode ajudar a desenvolver habilidades como a capacidade de reflexão, a criatividade e o vocabulário.
A crença de que pessoas muito inteligentes são necessariamente “mentais rápidas” é um estereótipo comum, mas nem sempre preciso.
Velocidade de processamento é uma capacidade cognitiva que é definida como o tempo que uma pessoa leva para realizar uma tarefa mental, tendo a ver com a velocidade com que uma pessoa capta e reage à informação recebida.
Pessoas que pensam e respondem rapidamente podem impressionar e serem vistas como mais inteligentes.
Leia também | Primeiro emprego: 7 profissões que não pedem experiência
Capacidade de controlar impulsos e emoções. Sabem lidar com os seus impulsos e emoções, o que é essencial para lidar com situações desconfortantes e resolvê-las. Pessoas inteligentes consideram bem as conseqüências das suas ações e fazem melhor planejamento e reflexão antes de tomar uma decisão.
A vida para pessoas com QI alto não costumam ser faceis. Segundo a psicologia, essas pessoas têm 285% mais chances de desordens de humor; 242% mais chances de crise de ansiedade; 239% de déficit de atenção; 530% mais chances de doenças dentro do espectro de autismo.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…