6 cursos para quem não sabe o que quer fazer da vida
Existem vários cursos diferentes que podem ser recomendados para quem está na dúvida do que fazer na vida, o que fazer e com que trabalhar
Por mais que exista muita pressão por parte da sociedade, família e amigos, é normal se sentir perdido, sem saber o que fazer da vida, sentindo-se estagnado profissionalmente.
Na vida adulta, as cobranças não param de acontecer. Mas, fato é que também não adianta ficar parado, e esse pensamento de que precisamos nos mover mesmo sem saber para onde é o que torna as coisas ainda mais difíceis.
Para quem está sendo pressionado para começar um curso, uma faculdade, mas não tem a menor ideia do que, não consegue achar nada que realmente brilhe os seus olhos. Tenha calma, pois isso é uma situação completamente normal.
Realizar uma escolha sem saber para onde ir não é uma tarefa fácil, especialmente porque ela poderá impactar sua trajetória e o seu futuro. Diante disso, decidimos separar alguns cursos que podem ajudar você a encontrar seu caminho, mesmo que você ainda não faça ideia para qual lado seguir.
O que fazer quando não sei o que fazer da vida?
A saga de escolher um curso, uma carreira para seguir pode ser bem complexa para algumas pessoas, mas existem algumas ferramentas e técnicas que podem auxiliar, bem como facilitar esse processo.
Além de buscar informação de qualidade (em fontes confiáveis sobre carreiras), é valido testar metodologias, etapas e dinâmicas para o autoconhecimento e assim encontrar quais são suas preferências, bem como suas habilidades.
Uma alternativa muito recomendada por especialistas são os testes vocacionais, que são ferramentas que podem ajudá-lo a identificar seus atributos, com o objetivo de ajudar a descobrir qual é sua vocação profissional, alinhado especificamente a suas características e interesses.
Cursos para quem não sabe o que quer
Começar uma faculdade pode ser uma decisão que mudará sua vida, dando início a uma carreira. Mas, entre tantas opções, e nada parecendo encantar, pode parecer difícil saber o que escolher.
Por isso, faça um teste vocacional, procure ferramentas para identificar com quais áreas você tem mais vocação. Mas, se ainda sim você se sentir perdido, preparamos uma lista considerando cursos mais gerais, que geram ótimas oportunidades e posteriormente podem te levar a várias áreas diferentes através da pós-graduação.
1. Administração
O curso de administração é sem dúvidas um dos cursos mais versáteis para quem ainda não sabe o que quer fazer da vida, especialmente porque permite explorar várias oportunidades diferentes na carreira.
Com um conteúdo bem abrangente, que trata sobre finanças, marketing, recursos humanos, gestão empresarial entre outros, os alunos desenvolvem habilidades para atuar em organizações dos mais variados tipos e tamanhos, podendo trabalhar desde uma empresa até mesmo um hospital.
2. Tecnologia da Informação (TI) e cursos de tecnologia
Entre as profissões que ganham cada vez mais espaços no mercado de trabalho, sem dúvidas o curso de Tecnologia da Informação e outros cursos ligados a tecnologia podem ser a escolha certa para quem deseja ter uma carreira bem promissora.
Mas é inegável que para iniciar no curso de TI é fundamental ter o interesse pela área de tecnologia, afinal, o curso é totalmente voltado para isso. Se esse não é o seu caso, desconsidere essa opção.
Já se você se interessa por tecnologia, você pode escolher os seguintes cursos para fazer:
- Tecnologia da Informação
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Ciência da Computação
- Ciência de dados
3. Comunicação Social
O curso de Comunicação Social é uma ideia bem interessante e alternativa para pessoas que gostam de se expressar e são criativas. Permitindo transitar em diferentes áreas, desde o jornalismo, produção audiovisual, relações públicas, publicidade entre outros.
Essa é uma alternativa bem interessante para pessoas que, embora não saibam o que querem, gostam de se expressar e possuem muita criatividade, especialmente por estarem ligadas a diferentes áreas, desde o jornalismo ao rádio e TV.
4. Enfermagem
Para quem gosta da área da saúde, a enfermagem é uma área muito próspera. Mas, se você gosta da área da saúde, mas não se vê como enfermeiro, pode tentar outras atividades bem interessantes como fisioterapia, farmácia ou até mesmo nutrição.
Geralmente se recomenda a área da saúde para pessoas que gostam de cuidar de outras pessoas. Essas atividades na área da saúde estão em constante renovação e a alta demanda gera inúmeras possibilidades de emprego para os profissionais.
5. Engenharias
Se você tem interesse por ciências exatas e tecnologia, uma das áreas mais promissoras é trabalhar como engenharia. O legal é que existe uma diversidade muito grande de engenharias para se cursar, bem como trabalhar.
Outro fato legal das engenharias, é que os dois primeiros anos são bem parecidos, ou seja, mesmo que você tenha começado uma engenharia e depois se interessado por outra, você não perderá todo seu progresso caso deseje mudar de área.
No total, existem 34 engenharias diferentes para se seguir, algumas das áreas mais comuns são:
- Engenharia Civil
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Ambiental
- Engenharia de Produção
- Engenharia de Software
- Engenharia Química
6. Gestão de Recursos Humanos (RH)
O curso de RH costuma ter alta empregabilidade e ser muito mais rápido para se formar. Esse curso capacita profissionais para trabalharem na área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal de empresas, independente do seu tamanho, sejam elas empresas públicas ou privadas.
Pessoas normalmente formadas em áreas humanas e que queiram fazer uma transição de carreira, podem optar pelo RH, que é realmente uma boa alternativa. Além disso, existe uma alta empregabilidade e poucas barreiras de entrada.
Comentários estão fechados.