Chamadas

6 dicas para te ajudar controlar a compulsão alimentar

O transtorno de compulsão alimentar é uma doença mental caracterizada por episódios em que a pessoa consome abundantemente de alimentos, muitas vezes até o ponto de desconforto físico. Não é uma escolha, é uma doença, e, como tal, necessita de tratamento.

Embora não haja uma “cura” definitiva, há várias estratégias que podem ajudar a controlar este comportamento. Uma das mais notáveis é o consumo equilibrado de proteínas, que pode auxiliar na saciedade e controle da necessidade de comer.

Priscila Gontijo, nutricionista da Puravida, destaca que o primeiro passo é entender o motivo pelo qual acontece o descontrole. “Da próxima vez que você atacar a geladeira, pense no que está sentindo. É fome? É tédio? É tristeza? É uma mania? Somente identificando a emoção por trás é possível começar o processo de controle”, explica ela.

Um estudo do “Journal of Clinical Nutrition” sugere que um consumo adequado de proteínas ajuda a promover a saciedade e controlar a compulsão alimentar. “As proteínas têm um efeito térmico maior que carboidratos e gorduras, o que significa que seu corpo gasta mais energia para digerir. Isso pode contribuir para uma sensação mais prolongada de saciedade”, diz a nutricionista.

Leia +: 10 piores alimentos consumidos por brasileiros

Dicas para tentar controlar a compulsão

Nesse quadro, a profissional de saúde aponta seis dicas para tentar controlar a compulsão:

1. Evite comer a cada 3 horas: espere a fome chegar para se alimentar, mas não passe longos períodos sem comer. A dica é criar um cronograma com café da manhã, almoço e jantar, além dos lanches intermediários.

2. Alimentos ricos em fibras: frutas, verduras e hortaliças são ricas em fibras e podem ajudar na sensação de saciedade. Isso acontece porque a ingestão amplia a saciedade, reduzindo a vontade e o volume dos alimentos consumidos.

3. Hidrate-se: beber água não só mantém seu corpo saudável, mas também pode ajudar a controlar a fome. A ingestão também é uma forma de amenizar a sensação de vazio no estômago que o paciente compulsivo pode sentir com mais frequência. Caso o paciente tenha dificuldade, uma solução pode ser as águas saborizadas ou sucos.

Leia +: Cuidado!! Evite ESSES alimentos de estômago vazio

4. Evite alimentos industrializados: esses produtos são geralmente ricos em açúcares e gorduras, e pobres em fibras, contribuindo para o aumento do ciclo da fome.

5. Pratique atividades físicas: além dos benefícios para a saúde física, o exercício libera endorfinas, que ajudam a manter a saúde mental.

6. Atenção à saúde mental: muitas vezes, a compulsão alimentar é um sintoma de outros problemas como ansiedade, tristeza ou depressão. É fundamental procurar ajuda profissional para um diagnóstico e tratamento adequados.

“A compulsão alimentar é uma batalha diária, mas com o apoio adequado, é possível virar o jogo”, conclui Priscila Gontijo. O tratamento adequado pode incluir ajuda de profissionais como clínicos gerais, nutrólogos, psiquiatras e endocrinologistas.

Vanessa

Publicitária com experiência em veículos de comunicação, é responsável por conteúdos, gerência, parcerias e mídias sociais.

Postagens recentes

A palavra de poder para cada signo em outubro

Em outubro, os astros prometem movimentar a vida de todos os signos do zodíaco, e…

47 minutos atrás

Multa vem aí! Quem fizer isso nas Eleições deve tomar cuidado

Faltar às eleições no Brasil pode ter mais consequências do que muitos imaginam. Para os…

1 hora atrás

CRAS abre inscrições para benefícios que somam mais de R$ 2 mil mensais

O Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são dois dos principais programas…

2 horas atrás

Que horas cai o Bolsa Família hoje? Veja as datas atualizadas

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se preparar para o pagamento de outubro, que…

2 horas atrás

Atletas precisam estudar? Entenda a educação dos esportistas!

A educação dos atletas é algo curioso para a maioria da população, que, ao ver…

6 horas atrás

Ansiedade social: o que é, principais sintomas e como controlar

Muitas pessoas têm problemas com ansiedade em situações sociais como eventos, reuniões ou até mesmo…

8 horas atrás