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6 dicas para ter sucesso na entrevista de emprego

entrevista de emprego é uma das etapas mais importantes para quem está passando por um processo seletivo e por isso, o candidato deve se atentar a alguns detalhes antes, durante e após a sua realização. 

Com a pandemia, grande parte das empresas têm investido nas plataformas de recrutamento para realizar as triagens iniciais de novos talentos, o que não significa que o contato humano proporcionado pela entrevista acabou

É durante a conversa presencial que o profissional e a organização podem se conhecer melhor, alinhar suas expectativas e criar conexões. 

Você costuma ter dificuldades nessa etapa? Se sente nervoso ou despreparado para conversar com o pessoal do RH? Saiba que grande parte desse receio pode chegar ao fim com uma boa preparação. 

Pensando nisso, preparei algumas orientações que vão te ajudar a ter uma ótima performance na sua próxima entrevista. Confira!

O que é uma entrevista de emprego?

Trata-se da ocasião em que o candidato é chamado para uma avaliação junto à empresa, que poderá ocorrer de duas maneiras: presencial ou online, por videochamada. 

Se a pessoa foi selecionada para participar da entrevista, provavelmente o seu currículo foi bem avaliado pelos recrutadores, o que já é um ponto positivo. 

Nesse momento você pode estar se perguntando: “se a empresa já conhece o meu histórico profissional, habilidades e competências descritas no meu currículo, para que serve a entrevista?”

Simples, é durante essa conversa que a pessoa do RH poderá explorar sua personalidade, história de vida, perfil comportamental e demais elementos que irão convencê-la de que você é a pessoa certa para o cargo em questão.

Checklist com dicas para o momento da entrevista de emprego

Confira o checklist que montei para te auxiliar na preparação da entrevista de emprego e aumentar as suas chances de ser contratado. 

São dicas práticas e simples, mas que podem fazer grande diferença se levarmos em conta que nem todos os candidatos dão a devida atenção para essa etapa. 

Saia na frente e boa sorte!

1. Pesquise sobre a empresa, quanto mais informações souber, melhor será seu desempenho

Estude a área de atuação, missão e propósito que a empresa comunica perante a sociedade. 

Também vale pesquisar o site e as redes sociais da organização para entender melhor como ela se posiciona e que produtos ou serviços oferece. 

Isso demonstra o seu interesse e causa boa impressão.

2. Confira o endereço e como chegará até lá, para se planejar

Muitos profissionais buscam oportunidades de trabalho a partir de sua localidade, enquanto outros não dão atenção para esse fator. 

Portanto, se você foi chamado para uma entrevista em um local que desconhece o endereço, planeje-se com antecedência e veja quais são as melhores rotas de acordo com o seu meio de transporte.

Importante: chegue com pelo menos 10 minutos de antecedência. A sua pontualidade é um dos elementos avaliados pelo recrutador. 

3. Seja cordial desde a portaria

Faça uso da educação e cordialidade com todas as pessoas que cruzarem o seu caminho, independente de qual situação você esteja inserido. 

Uma empresa é composta por pessoas diversas que estão desempenhando diferentes papéis, tendo o mesmo objetivo de fazer a operação funcionar. 

4. Escute mais

O recrutador é o responsável por conduzir a entrevista, e não o contrário.

Haverá momentos para você desenvolver suas falas e se expressar, mas tenha cuidado para não “quebrar” o roteiro criado previamente pelo profissional do RH. 

5. Tente sempre responder o que for questionado

Para te ajudar neste item, faça o exercício de tentar adivinhar quais possíveis perguntas serão feitas durante a conversa.

Dessa forma, ficará mais fácil elaborar respostas e até mesmo pesquisar algum assunto que você não domine completamente. 

6. Faça seus questionamentos

Não saia da entrevista de emprego com dúvidas sobre a empresa.

Se surgir algum questionamento sobre o funcionamento da operação, plano de carreira, benefícios, e demais informações que façam sentido para você, não hesite em perguntar.

O que evitar na entrevista de emprego

  1. Falar mal do emprego/empregador anterior;
  2. Comentários sobre política;
  3. Vestir-se inadequadamente;
  4. Dar respostas confusas ou vagas;
  5. Usar gírias ou palavras de baixo calão.

Agora que você já sabe como se preparar para uma entrevista de emprego, tenho certeza que a sua contratação está mais próxima do que nunca. Boa sorte!

Miriellen Costa é gestora de negócios há mais de 5 anos e possui especialidade em gestão de pessoas. Tem como propósito conectar talentos e empresas. Para conhecer mais do trabalho da Miriellen, faça contato clicando aqui!

Vanessa

Publicitária com experiência em veículos de comunicação, é responsável por conteúdos, gerência, parcerias e mídias sociais.

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