O psicólogo se dedica a cuidar da saúde mental das pessoas, não deixe que os medos, preconceitos ou a vergonha, te impeçam de cuidar da saúde e ir até este profissional. Sua saúde física e mental devem estar sempre em primeiro lugar.
Muitas das coisas que você pensa sobre um profissional da saúde mental são histórias que as pessoas inventam, achismos de quem nunca se tratou, não deixe que isso te afete.
Confira abaixo seis motivos para você perder o medo de ir ao psicólogo:
O seu psicólogo jamais questionará as informações que você está passando para ele, afinal, isso poderia te deixar desconfortável e esse não é o objetivo da consulta. Talvez, com o tempo, você se sinta confortável para contar mais coisas.
“Reconhecemos que provavelmente existem traumas que você não nos revelou e esperamos que, com o passar do tempo, seu conforto aumente”, afirma a psicoterapeuta Jennifer Gerlach.
Muitas vezes as pessoas não contam para os seus psicólogos o que realmente acham das terapias, por sentirem uma pressão para apenas dizer que foi tudo vem. Entretanto, seja verdadeiro, conte quais são os efeitos do tratamento na sua vida e o que você realmente está achando das consultas.
Leia+: Saúde mental: 6 hábitos extremamente prejudiciais
Segundo Jennifer Gerlach, o seu psicólogo também tem os problemas dele, e, com toda certeza, ele também tem um psicólogo. Antigamente o fato de um terapeuta também fazer tratamento era visto de uma maneira preconceituosa, porém, hoje em dia já existe um consenso e uma admiração pelos profissionais que também cuidam da própria saúde mental.
Não pense que seu psicólogo é um profissional que não se importa com você, afinal, ele é uma pessoa que dedicou anos da própria vida para estudar maneiras de curar o psicológico das pessoas. Eles estão preocupados, sim, com a sua melhora.
Segundo o site Psychology Today, existe bastante trabalho “nos bastidores” de uma terapia, esse fato provavelmente você não sabia. A maioria dos psicólogos separa um tempo para se preparar entre as sessões, com objetivo de analisar cada paciente.
Sim, você pode fazer perguntas ao seu psicólogo, não precisa ficar com medo. Muitas vezes por respeito as pessoas se limitam a responder somente o que são perguntadas nas sessões, mas priorize seu tratamento.
Enfim, sinta-se a vontade e comece seu tratamento quanto antes, isso mudará sua vida.
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…