Os soluços, aquelas contrações súbitas do diafragma que geram o característico som de ‘hic’, podem causar muito incomodo, principalmente quando parece que não quer passar. Quando o diafragma se contrai, a glote na parte superior da traqueia se fecha, desencadeando esse fenômeno que de fato incomoda muita gente..
Embora os soluços sejam geralmente inofensivos e tendam a desaparecer por conta própria, sua persistência pode provocar experimentações e tentativas de acelerar o processo de alívio. Embora não haja uma cura universalmente reconhecida, diversas técnicas são sugeridas, mesmo que a base de evidências seja escassa, e pensando nisso, nós vamos trazer 4 técnicas mais populares e difundidas para ajudar a controlar o soluço. Confira!
Prender a respiração por um breve período pode aparentemente alterar os níveis de dióxido de carbono na corrente sanguínea, influenciando o padrão respiratório e, em teoria, interrompendo os soluços. Outras técnicas, como respirar em um saco de papel ou realizar a manobra de Valsalva modificada, têm sido sugeridas, ambas baseadas na ideia de modificar o padrão respiratório. No entanto, a eficácia desses métodos não é garantida.
Estas abordagens visam estimular o nervo vago, que desempenha um papel na regulação do diafragma. Apesar de relatos de sucesso, a evidência científica é limitada.
A prática de prender a respiração até os limites ou optar por inspirar e expirar em um saco de papel ganhou popularidade, alegando elevar os níveis de dióxido de carbono no sangue e, assim, estimular o sistema nervoso. Esta técnica, embora peculiar, propõe uma abordagem única para enfrentar os soluços.
Leia também | 5 reações do seu corpo que você não sabe porque acontecem
O ato de tampar o nariz e fazer força para expirar, conhecido como a manobra de Valsalva, apresenta-se como outra estratégia interessante. Essa prática, ao contrair o tórax e estimular os nervos dessa região, visa interromper o ciclo dos soluços de uma maneira peculiar.
Semelhante à ingestão de água ou açúcar, acredita-se que consumir algo doce ou azedo ative o nervo vago, potencialmente interrompendo os soluços. Mais uma vez, as evidências são predominantemente anedóticas.
Desviar a atenção dos soluços através de atividades distrativas ou técnicas de relaxamento, como contar regressivamente, focar na respiração ou massagear suavemente a área do diafragma, pode ajudar a interromper o ciclo do soluço. Embora não haja um efeito fisiológico direto comprovado, essas estratégias podem desviar o foco do desconforto.
É crucial destacar que a maioria dessas sugestões carece de robustas evidências científicas e muitos estudos se baseiam em relatos anedóticos ou amostras pequenas. Enquanto a maioria dos soluços comuns tende a desaparecer espontaneamente, as técnicas propostas são geralmente inofensivos para experimentar.
Existe uma quantidade absurda de raças de cães, algumas mais populares, outras mais peculiares, mas…
Em 2025 tivemos vários lançamentos de doramas, k-dramas e c-dramas, mas alguns deles ganharam destaque…
Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um…
A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…
Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…
Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…