Você já ouviu aquela expressão, “nós somos o que comemos”? Essa expressão não poderia ser mais verdadeira quando falamos de nossa saúde e bem-estar. Mas e se te falarmos que a alimentação também está ligada à saúde mental, e mais especificamente à nossa memória?
Certo alimentos devem ser incluídos em nossa dieta, com o objetivo de garantir que o cérebro receba todos os nutrientes necessários para seu funcionamento, assim como para estimular sua mente. No entanto, outros alimentos devem ser evitados porque podem prejudicar negativamente a memória.
Hoje nós vamos explorar o impacto de sete alimentos prejudiciais à sua memória e forneceremos, ainda, algumas dicas muito importantes para que você possa cuidar da sua saúde mental, principalmente se você está começando a se sentir muito esquecido.
Os alimentos ultraprocessados — como biscoitos, embutidos, sorvetes e congelados — podem ser prejudiciais à saúde do cérebro.
Essa informação foi apresentada em um estudo publicado pela revista científica Brain, Behavior, and Immunity. Conforme a publicação, uma dieta rica em alimentos ultraprocessados por apenas um mês já provoca prejuízos como a perda de memória.
Em termos de risco ao cérebro, as frituras estão relacionadas à gordura saturada e colesterol. A gordura saturada danifica a barreira hematoencefálica, que é um complexo sistema de transporte que leva nutrientes ao cérebro.
Além disso, o colesterol presente em alimentos fritos, é um componente central para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
O consumo excessivo de álcool afeta o Sistema Nervoso Central, prejudicando a memória e a função cognitiva. O álcool interfere na comunicação entre os neurônios e pode levar à perda de células cerebrais.
Alimentos que apresentam a gordura trans, como, por exemplo, pipoca de microondas, podem se tornar verdadeiros vilões para as funções do cérebro e memória.
Um estudo publicado no jornal científico Neurology, mostrou duas consequências assustadoras ao se comer muita gordura trans, são elas:
Um estudo realizado por especialistas da Universidade de Basel, na Suíça, mostra que a ingestão regular da bebida pode alterar a massa cinzenta do cérebro humano.
Conforme apresentado pelo estudo, mudanças notáveis foram observadas na massa cinzenta do cérebro, principalmente no lobo temporal medial direito, região que inclui o hipocampo, responsável pela memória.
O consumo excessivo de açúcar pode causar danos à memória e ao aprendizado. Um estudo realizado pela Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos, identificou que a ingestão elevada de açúcar pode levar a problemas de cognição e redução do funcionamento cognitivo.
Os queijos, por serem alimentos ricos em gordura saturada, são grandes vilões para a memória. Alimentos com alto índice de gordura saturada acabam por danificar a memória, causando a inflamação do cérebro, além de prejudicar o hipotálamo.
Se você tem ou está pensando em alugar um terreno e quer fazer esse espaço…
O português é lindo, cheio de charme, mas não podemos negar: às vezes, parece que…
Você já reparou que as melhores ideias surgem nos momentos mais inusitados de criatividade? Pode…
Morar sozinho. Para muitos, esse é um sonho de liberdade, independência e aquele gostinho de…
Está chegando aquela data cheia de promessas de ofertas irresistíveis, preços nunca antes vistos e…
Você sabia que uma profissão antiga, daquelas que muita gente achava que tinha caído no…