Se você é daqueles que ainda acredita que o carboidrato é um vilão da dieta deve repensar este conceito. Ao rejeitá-lo você estará cometendo um grande erro. Você sabia que para ter um bom “emagrecimento” precisará consumir carboidrato? Neste caso, para aquele em que a perda de peso significa perda de gordura.
O carboidrato não tem só o lado negativo com relação às dietas. Ele possui componentes essenciais para a saúde e para o bom funcionamento do seu organismo, portanto desconfie de dietas que restringem totalmente o seu consumo.
Pensando nisso, vamos dar dicas a você de 7 alimentos onde o carboidrato se faz presente
Quem não gosta daquele pãozinho quentinho no café da manhã? Mas recomendamos que você faça uma opção pelos integrais, preparados com farinhas especiais. Eles são cheios de fibras, o que vai nutrir melhor o seu corpo.
Mas os atletas e pessoas com atividades físicas muito intensas, pode ser interessante comer produtos de carboidratos simples e farinhas refinadas, já que elas dão energia imediata, antes ou depois da atividade.
Como tem baixo índice glicêmico, a batata-doce não libera pico de açúcar no sangue. Isso faz com que a pessoa fique mais bem-disposta do que se estivesse comendo um carboidrato simples.
Um pico muito grande de insulina, e a posterior queda dela muito rapidamente, gera cansaço. Por isso sentimos aquele sono depois do almoço quando comemos carboidratos simples em grande quantidade.
A batata-doce ótima para:
O branco, tradicional, é rico em carboidrato simples. Por isso, embora seja recomendado para atletas, por exemplo, deve-se tomar cuidado com a quantidade ingerida.
O arroz integral é o mais recomendado, mas como nem todo mundo se adapta ao sabor desta versão, o melhor é ir cozinhando porções de arroz integral e branco juntas para adquirir costume com o sabor.
Já o arroz preto, que além de carboidratos é rico em flavonoides e fibras, bom para o preparo de risotos (neste caso, também substitua a manteiga por azeite).
Prefira as massas de grão duro e o preparo Al dente (quanto mais o macarrão desmancha, mais aumenta a absorção dos carboidratos). O macarrão integral é melhor do que a massa simples.
Os grãos têm alto teor de carboidratos (de 78 a 83%), conforme o tipo de cereal e forma de plantio. Neles, também encontramos proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas. Os grãos integrais são riquíssimos também em fibras.
Os cereais integrais são considerados os mais saudáveis por serem ricos em fibras.
O milho é carboidrato, e por isso é preciso tomar cuidado ao mistura-lo com outras fontes deste mesmo nutriente. Ele tem ainda bastante fibra, que é interessante para aumentar a saciedade.
O milho por não ser um alimento processado, acaba não trazendo em sua composição elementos químicos que fazem mal à saúde.
Ele é rico em energia, com carboidratos como glicose e sacarose, além de poder ser funcional (quem é que não lembra dele na hora da gripe?), mas sua ingestão precisa ser feita com cuidado pois também é fonte abundante de açúcar e calorias.
O carboidrato é um macronutriente: elemento químico que precisamos absorver para sobreviver e desenvolver, sendo o responsável por conceder glicose e proporcionar energia para as células.
A digestão dos carboidratos simples acontece de forma rápida e eleva o nível de glicose no sangue. Os carboidratos simples podem ser o mel, o açúcar e as frutas.
A digestão dos carboidratos complexos ocorre de forma mais lenta, aumentando de forma gradual o nível de açúcar no sangue e propiciando saciedade ao organismo.
O carboidrato é benéfico ao cérebro por ser fonte de energia e de glicose. A falta de carboidrato pode levar a situações desagradáveis como mau hálito, desmaio, dor de cabeça e tremor.
Para quem frequenta academia, os carboidratos são grandes aliados, pois se o organismo contém carboidratos o suficiente, não há necessidade de utilizar as proteínas que podem ficar reservadas para reparar os músculos, que sofreram lesões com a prática de exercícios.
Possuem o papel de proporcionar bom-humor, pois liberam a serotonina.
Leia também | Novo medicamento promete emagrecer mesmo se comer ‘porcaria’
O consumo em excesso do carboidrato pode acarretar o acúmulo de gordura e, consequentemente, de peso.
Outro fator que pode ocorrer pelo excesso de consumo é o aumento de triglicerídeos no sangue, o que pode resultar em diabetes tipo 2.
Uma excelente dica com relação ao carboidrato é que o seu consumo seja realizado em conjunto com a proteína, prática que auxilia na digestão e mantém a saciedade por mais tempo.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…