Quando surgiu o celular todo mudou. Nada ficou igual antes. Hoje qualquer pessoa pode ter um celular. Mandar vídeos, mensagens, fotos. Você pode ligar para qualquer pessoa ou enviar textos a qualquer hora.
Mas houve um tempo em que não existiam celulares, internet e toda essa tecnologia atual. O celular permite você tirar ótimas fotos como se fosse profissional. Mas antes, as coisas eram bem diferentes.
Antes para você ver uma foto precisava mandar revelar, e torcer que nada de errado acontecesse com ela. Era muito comum quando as pessoas pegavam as fotos e descobriram que colocaram o dedo na frente da lente, estragando a fotografia.
Para revelar um filme era preciso estar uma sala escura ou um saco escuro, abra o seu rolo de filme com um abridor de lata. Era preciso cortar os primeiros centímetros de filme com a tesoura. Depois enrola o filme através de um carretel de revelação.
Depois devia cortar até o fim. Colocar o carretel dentro do tanque de revelação e fechar a tampa. Ufa, como era complicado tirar uma foto no passado.
Hoje em dia, os celulares permitem que você escolha o melhor filtro para a sua foto. Mas antes, para você ter uma boa foto, precisaria de um fotógrafo profissional ou com uma pessoa que tivesse um “olho bom” para registrar fotos bacanas.
Atualmente, para encontrar um local, uma rua, um endereço, você tem a ajuda do GPS. Mas antes, para saber onde você estava precisaria pedir informações ou levar um mapa (às vezes, até precisava dos dois).
Nas viagens, era preciso ter mapas de estradas. Nas cidades, era necessário contar com um livro guia.
Hoje o celular facilita a nossa quando queremos ouvir alguma música na rua, no parque, na avenida, onde quisermos. Mas antes dele ouvir música na rua era bem diferente. Para ouvir música precisávamos de um radinho de pilha onde se ouvia a programação local ou alguma fita com músicas gravadas.
Antes do celular, as pessoas podiam realmente ter um momento somente com elas mesmas. Era fácil se isolar e escapar um pouco das outras pessoas. Hoje em dia, ficar sozinho é muito difícil. Sempre vai ter alguém mandando GIFs de “bom dia”.
Hoje o celular permite que façamos as anotações dos nossos compromissos, mas antes dele, a agenda de papel era a única forma de fazer qualquer anotação. Algumas versões podiam ter adicionais, como horários e espaços para transações financeiras.
Mesmo com toda tecnologia, muita gente ainda prefere usar as famosas agendas de papel. Já outras preferem fazer suas anotações no celular.
Leia também | Animais de estimação podem passar doenças para seus donos?
Hoje as notícias estão em qualquer parte: na TV, nos sites que podem ser acessados no computador ou celular. Mas antes, para ter acesso a notícia, era preciso ir na banca comprar jornal ou assistir o telejornal na sua emissora de TV favorita. O jornaleiro era o nosso amigo de todas as manhãs!
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…