Em outubro de 2024 acontecerão as eleições municipais em todas as cidades brasileiras, existem algumas curiosidades muito interessantes sobre as votações deste ano.
Milhões de brasileiro vão exercer a sua cidadania indo votar este ano, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores serão eleitos este ano e assumirão o cargo no começo de 2025.
Confira nos próximos tópicos algumas curiosidades que envolvem fatos históricos retirados da História do Brasil sobre as eleições municipais de 2024, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE):
Ao chegar nas Américas, os colonizadores portugueses organizam eleições para definir quem seriam os governadores das vilas e as cidades que estavam sendo fundadas, obedecendo à tradição portuguesa de escolher os administradores de seus povoados.
A segunda curiosidade é sobre as Eleições Municipais de 1996, que foi quando o voto eletrônico começou a ser utilizado no Brasil: os votos de mais de 32 milhões de brasileiros foram coletados, por, aproximadamente, 70 mil urnas eletrônicas. A primeira votação eletrônica aconteceu em 6 de outubro de 1996.
Leia+: Título de eleitor: saiba como tirar esse documento online para 2024
Em 2010, mais de 1 milhão de eleitores votaram após se identificarem pela biometria. Em 2018, o total de eleitores cadastrados biometricamente ultrapassava os 85 milhões. Atualmente, segundo o site da Justiça Eleitoral, mais de 126,2 milhões eleitores possuem a biometria cadastrada. Esta é mais uma das curiosidades das eleições, não só municipais, mas federais e estaduais também.
A Constituição de 1988 determinou que as eleições para alguns cargos políticos, só pudessem ser ocupados pelo candidato com metade mais um dos votos válidos (maioria absoluta) ou em dois turnos, se nenhum candidato alcançasse a maioria absoluta no primeiro turno.
Uma grande curiosidade sobre as eleições municipais é sobre a primeira prefeita do Brasil e de toda América Latina, que foi Alzira Soriano, eleita em 1928 para governar o município de Lajes, no estado do Rio Grande do Norte, com 60% dos votos.
Esta não é bem uma curiosidade, pois quase todos sabem que existiu uma época onde o voto não era para todos e não era só nas eleições municipais. No começo, todos votavam, entretanto, posteriormente, esse direito se tornou exclusivo de quem possuía maior poder aquisitivo, além do cumprimento de outras prerrogativas.
Para finalizar nossa lista de curiosidades sobre as eleições municipais, falaremos sobre os prefeitos nomeados. Durante a ditadura militar (1964-1985), os governadores eram eleitos indiretamente pelas assembleias legislativas estaduais e nomeavam os prefeitos das capitais, após aprovação das casas legislativas.
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…
A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…