Muitos brasileiros recorrem aos consórcios para adquirir bens, como veículos, imóveis ou serviços, justamente pelo fato de não sofrer a incidência de juros, como acontece em financiamentos.
Mas assim como qualquer outra modalidade financeira, é preciso ficar atento para fugir dos golpes aplicados por empresas fraudulentas e vendedores mal-intencionados. Ismael Dias, CEO da CotaFácil, rede de franquias de soluções financeiras, separou 7 dicas para o consumidor ficar atento antes de fechar negócio:
A reputação e a credibilidade da empresa precisam ser verificadas cuidadosamente antes de fechar qualquer negócio. Pesquise na internet, leia avaliações e verifique se há reclamações ou processos judiciais.
Checar se a empresa é autorizada e regulamentada pelos órgãos competentes, como o Banco Central, também é fundamental.
Antes de assinar qualquer contrato de consórcio, é preciso ler com atenção e entender todos os termos e condições acordados. Preste atenção especial às cláusulas relacionadas a taxas, reajustes, prazos, contemplação e cancelamento.
Se houver algo que não esteja claro, não hesite em pedir esclarecimentos à empresa ou para algum advogado de confiança.
“Após o contrato feito e assinado, é importante ligar na central da administradora e confirmar com o CPF ou CNPJ se realmente o consórcio foi feito.
Cheque os dados do plano contratado e, se a administradora confirmar, estiver conforme o que o vendedor passou, pode efetuar o pagamento do boleto”, explica Ismael Dias.
Mensalidades muito baixas ou contemplações rápidas demais é sinal de alerta, desconfie. Golpistas podem usar essas táticas para atrair vítimas em potencial.
Lembre-se de que um consórcio é um investimento de longo prazo e não há garantias de quando você será contemplado.
“É importante efetuar o contrato conforme a média de contemplações dos meses anteriores. Peça para o vendedor os resultados das últimas três assembleias e verifique se o grupo que ele te passou e o que está no contrato são realmente os mesmos.
Dessa forma você consegue saber se o que ele está te passando realmente é verídico. E mesmo com essas informações, não deixe de ligar na administradora para pedir os resultados e ver se bate com o que o vendedor te reportou”, diz o fundador da CotaFácil.
Se for adquirir uma cota de consórcio por meio de um vendedor ou representante, certifique-se de que ele esteja autorizado, registrado pela empresa e peça informações sobre seu histórico profissional.
Não se sinta pressionado a tomar qualquer decisão rápida e evite fazer pagamentos em dinheiro vivo ou depósitos em contas pessoais.
Desconfie de promessas de contemplação garantida ou de consórcios em andamento que oferecem cotas já contempladas.
Essas são práticas comuns em golpes de consórcio. Lembre-se de que a contemplação depende de sorteios ou lances e isso não pode ser manipulado.
“Se cair em um golpe e efetuar o pagamento sem ir atrás dessas informações, tem que procurar a Polícia e um advogado para tentar responsabilizar o vendedor ou a empresa.
Porém, é muito difícil. O que mais tem é vendedor prometendo contemplação. É preciso fugir desse tipo de pessoa”, diz o especialista.
Antes de fechar negócio, consulte órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para verificar se há reclamações registradas contra a empresa ou o vendedor.
Eles podem fornecer informações valiosas e orientações para evitar golpes.
Nunca faça pagamentos antecipados sem ter garantias concretas sobre a existência e a integridade do consórcio.
Muitos golpistas solicitam pagamentos iniciais para garantir a vaga e, em seguida, desaparecem com o dinheiro.
O CotaFácil Fundada em Umuarama, interior do Paraná, em 2015, a CotaFacíl é uma rede de franquias de soluções financeiras e foi idealizada com o intuito de atender as necessidades e o bolso de pessoas que têm o desejo de se tornarem donos do seu próprio negócio, realizar o sonho do carro ou da casa própria.
Muitas das pessoas que estão desempregadas no Brasil sonham em ter estabilidade na carreira. Para…
A língua portuguesa é linda, rica, mas também cheia de pegadinhas. Quem nunca parou para…
Para você que está pensando em começar uma carreira e planejar seu futuro profissional, saiba…
Se você ainda não deu aquela atenção especial para inteligência artificial (IA) no seu currículo,…
Se você é MEI (Microempreendedor Individual), provavelmente já ouviu falar sobre a possibilidade de um…
Quem aí nunca sonhou em explorar tecnologias de ponta antes de todo mundo? Pois é,…