Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

7 maiores desafios que a classe média terá que lidar para sobreviver

A classe média terá que lidar de agora em diante com os maiores desafios já enfrentados pelas famílias para conseguirem se manter de pé

A classe média vem passando por cada vez mais dificuldades nos últimos anos, muitos estudos apontam para um encolhimento dessa classe socioeconômica, além de evidenciar que é o grupo com maior número de dívidas, colocando cada vez mais em risco sua existência no país.

Muitos fatores têm dificultado a vida dessas famílias nos últimos anos, como a estagnação dos salários e o aumento do custo de vida no Brasil. Como se não bastassem os salários estagnados, cada vez mais baixos, em contrapartida, temos o real que perdeu mais de 30% do seu poder de compra nos últimos 5 anos.

Existem várias outras questões que também podemos considerar, como, por exemplo, o aumento da inflação e o encarecimento no preço dos alimentos, o que faz com que grande parte dessas famílias vivam atualmente de crédito, colocando em risco suas economias.

Apesar de ser uma classe extremamente importante para a economia do Brasil, principalmente por representar a grande maioria da população brasileira, a classe média deve enfrentar muitos outros desafios que se aproximam nos próximos anos, desafios esses que você vai conhecer agora!

Leia também | 9 diferenças entre famílias de classe média e famílias ricas

1. Aumento do custo de vida

O primeiro, e mais preocupante desafio para a classe média é o aumento imparável do custo de vida. Alimentação, moradia, serviços de saúde, lazer, estão escalando valores cada vez maiores, colocando em risco as economias dessas famílias que já não possuem o mesmo poder de compra que tinham a alguns anos atrás. Esse desafio se tornará cada vez maior e as famílias de classe média deverão repensar suas estratégias para conseguir sobreviver nos próximos anos.

2. Ameaça das novas tecnologias no trabalho

As novas tecnologias como a inteligência artificial prometem revolucionar completamente o mercado de trabalho. Muitas empresas afirmam estarem investindo mais em novas tecnologias do que em pessoas, e trabalhos mais repetitivos e que não dependem da subjetividade humana, vão colocar em xeque a estabilidade de diversos profissionais. Aqueles que se adaptarem estarão em um lugar seguro, mas quem não se adaptar a esses algorítimos estarão seriamente ameaçados.

3. Estagnação salarial

Apesar de batalharem diariamente, muitos de nós da classe média estamos presos em salários que já não aumentam como antes. Os reajustes salariais raramente batem de frente com o avanço da inflação, forçando-nos a jogar um jogo difícil para manter o padrão de vida. Nesta corrida, infelizmente, muitas pessoas de classe média perderão suas conquistas nos próximos anos.

4. Desigualdade social

O Brasil é conhecido mundialmente pelo desigualdade social, que tende a aumentar profundamente nos próximos anos. Enquanto uma pequena parte da população vê sua fortuna crescer a níveis estratosféricos, a maioria batalha apenas para ter o básico. A classe média, que já foi considerada o motor da economia, contudo, vê seu espaço diminuir sob essa onda de desequilíbrio.

5. O mercado imobiliário

Nos últimos anos, o valor dos alugueis subiu, o preço dos imóveis subiu, os impostos subiram, e a classe média estagnou. Está cada vez mais difícil conseguir alugar uma boa casa de aluguel por valores considerados justos e, a compra de um imóvel para esse grupo, agora é praticamente possível apenas com longos financiamentos de 35 anos, o problema é que, essa situação tende a piorar nos próximos anos.

6. A incerteza da aposentadoria

À medida que caminhamos para o final da nossa jornada profissional, a insegurança sobre o futuro nos envolve. O sistema de aposentadoria, que antes parecia um lugar, hoje se apresenta um certo risco. Com cada vez mais pessoas se aposentando recebendo apenas um salário mínimo devido a mudanças de regras da Previdência Social, e com todos os problemas que já falamos, contar apenas com a aposentadoria já não é mais um bom negócio.

7. Polarização política e ideológica

Além de todos os problemas já falados, a polarização política e ideológica ameaça a estabilidade que a classe média lutou tanto para alcançar. A tensão não é apenas uma luta pelos nossos direitos, mas uma questão de manter nossa identidade e lugar como um grupo essencial na sociedade.

Comentários estão fechados.