A cafeína faz parte das vidas dos brasileiros, às vezes tomamos essa bebida em excesso e nem percebemos, afinal, tomar um café já faz parte da rotina e pode acabar prejudicando muitas pessoas sem elas perceberem.
Um cafezinho depois do almoço, pela manhã e até mesmo a noite, tudo isso é trado com muita normalidade, porém, essa normalidade para o consumo de café pode prejudicar muitas pessoas.
Confira nos próximos tópicos quais são os riscos para quem toma muito café.
7 malefícios de consumir cafeína em excesso
Se você ama beber um café, confira nossa lista abaixo:
- Insônia: Noites sem dormir e distúrbios do sono são coisas que acontecem com quem toma muito café. Dormir vira algo difícil, gerando em insônia crônica e impactando negativamente na qualidade do sono e no bem-estar geral.
- Ansiedade e nervosismo: Esses são sintomas normais para pessoas que consomem cafeína. A cafeína é uma substância estimulante, ela pode desencadear um aumento na produção de adrenalina, levando a sentimentos de inquietação e nervosismo constante.
- Dependência da cafeína: A dependência é uma realidade para muitos brasileiros apaixonados por café. Quanto mais café se se bebe, mais o corpo se tornar tolerante à substância, exigindo doses cada vez maiores para obter os mesmos resultados, criando um ciclo vicioso difícil de quebrar.
Leia+: 12 alimentos que podem tirar seu sono à noite além da cafeína
- Problemas gastrointestinais: Azia, refluxo ácido e náuseas podem ser causados pelo consumo da cafeína em excesso. A irritação do revestimento estomacal e o aumento da produção de ácido gástrico são comuns nesses casos, portanto, é bom se controlar.
- Aumento temporário da frequência cardíaca e da pressão arterial: Esta é uma resposta direta ao consumo exagerado de cafeína. Para que possui condições cardíacas preexistentes, isso pode representar um risco significativo à saúde cardiovascular. Portanto, cuide da sua saúde e não exagere no café
- A cafeína se torna um diurético: Ao tomar muito café, a cafeína aumenta a produção de urina e potencialmente leva à desidratação, se não for compensada com ingestão adequada de líquidos, ou seja, se você não beber bastante água, o consumo de café em excesso pode te prejudicar.
A cafeína em excesso sem a devida hidratação pode resultar em sintomas como dores de cabeça e fadiga.
- Impactos negativos na saúde mental: Sim, problemas na saúde mental já foram observados em consumidores de cafeína em excesso. Estudos sugerem uma ligação entre o abuso da substância e o aumento do risco de desenvolver transtornos como depressão e ansiedade, afetando o equilíbrio químico do cérebro.