Chamadas

7 maneiras de demonstrar confiança mesmo estando inseguro

A confiança é fundamental para manter boas relações, quando bem alocada é possível conquistar bons relacionamentos com familiares, amores, amigos, sociedade e também em sua vida profissional.

Quando você se consulta com um médico, por exemplo, normalmente você tende a acreditar no que ele diz, bem como segue as recomendações indicadas por ele. E o motivo para isso é simples, é porque você confia na capacidade do médico de resolver seu problema.

A verdade é que estamos o tempo todo confiando, sejam nos nossos familiares, nos profissionais que procuramos, bem como nos nossos colegas de trabalho. Sem confiança, todas as etapas de um relacionamento são prejudicadas.

Muito embora a confiança genuína leve tempo para se desenvolver, ainda, sim, existem maneiras de você parecer confiante — mesmo que você não esteja. São comportamentos que quando aplicados, não só afirmarão que você é confiante, mas como te tornarão confiantes num futuro próximo.

Faça contato visual

Pessoas inseguras desviam seus olhares a todo momento. Já pessoas confiantes seguram o olhar para demonstrar dominância, sendo assim, mantenha contato visual enquanto você está falando com outra pessoa, isso demonstrará confiança e interesse.

Evite ficar fugindo do contato visual, olhando para os lados, escondendo o rosto, olhando para o chão, esses são sinais claros de que você está completamente inseguro, e você precisa ser firme visualmente enquanto está ao lado de outras pessoas.

Ocupe espaço

Você já reparou que quando você está inseguro você tende a se encolher como se estivesse querendo se esconder? Pois é, para parecer confiante você precisa fazer exatamente o contrário, ou seja, ocupar espaço.

Ao se sentar, mostre uma postura aberta e dominante, utilize apoios de braços se disponíveis, encoste em uma parede ao em vez de se curvar, esteja sempre com uma postura corporal aberta e não fechada. Se expandir, preenchendo espaço ao seu redor é conhecido como pose de poder, e claramente são pessoas confiantes que ocupam espaços.

Controle a velocidade e altura da sua fala

Pessoas inseguras tendem a falar mais rápido, ou basicamente se esconderem e não querem falar nada, afinal, essas duas situações mostram ansiedade, que pode ser entendido como um grande sinal de insegurança.

Nada de falar baixo de mais, ou rápido demais. Para se mostrar confiante, respire fundo e fale na mesma altura que as pessoas que estão em sua volta, tente controlar o ritmo da sua fala para não atropelar palavras e conseguir ter uma comunicação muito mais eficiente.

Fique atento a sua linguagem corporal

Seu corpo reage naturalmente quando você se sente inseguro, contudo, as pessoas a sua volta perceberão isso. Neutralize essa tendência, fique ereto, coloque os ombros para trás e faça contato visual, se atente as reações do seu corpo quando você fica inseguro e comece a controlá-las.

Leia também | 8 maneiras de conseguir falar em público e passar confiança

Não se desculpe por tudo

Pessoas inseguras ficam pedindo desculpa ao longo de toda a conversa. Quando se pede desculpas constantemente, mesmo que por coisas banais, isso demonstra total insegurança e que nem você mesmo acredita ou confia no que está falando.

É fundamental acreditar em si mesmo, nas suas escolhas, naquilo que está falando. Falar algo com medo do que vão pensar é um grande erro, é fundamental falar, e acreditar completamente no que você tem a dizer.

Reconheça pensamentos prejudiciais

O tempo todo estamos tendo diálogos internos, especialmente quando nervosos e ansiosos, só que o problema é que a maioria deles são negativos, o que pode estragar sua autoestima e sua confiança.

Logo, se você está dizendo a si mesmo que não merece algo, que não deveria estar ali, que desistir é uma opção muito mais segura, vá com calma por isso. Identifique isso, concentre-se e tente pensar em afirmações positivas.

Esteja envolvido no que está acontecendo

Quando estamos inseguros, nossa tendência natural é nos afastar do que está acontecendo em determinada situação, seja uma conversa, um treinamento, ou qualquer outra coisa. Mas, o ideal aqui é que você se inclua no máximo de atividades possíveis, demonstre proatividade e até mesmo liderança.

Essa é uma situação extremamente mental, é seu cérebro que está te limitando, te fechando, mas você precisa ter autocontrole para ser proativo, para perguntar, para participar. Demonstrando envolvimento, você parecerá mais confiante e gradualmente se tornará.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Quanto tempo uma nova empresa leva para dar lucro no Brasil?

Empreender é o sonho de muitas pessoas, mas sabemos que os primeiros passos para iniciar…

2 horas atrás

6 profissões que não exigem experiência mais bem pagas do Brasil

Todo trabalhador quer ser recompensado com um bom salário, mas a verdade é que no…

3 horas atrás

Conheça os 5 menores países do mundo e surpreenda

Os menores países do mundo podem ser surpreendentemente pequenos, os territórios de algumas minúsculas nações…

5 horas atrás

Cadastro Único: principais perguntas e respostas

O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro utilizado pelo governo para identificar a população brasileira…

8 horas atrás

Nova fase DC: 7 versões de super-heróis que foram excluídas

Existem muitas versões dos super-heróis excluídas da nova fase da DC Comics, alguns atores interpretaram…

10 horas atrás

O Homem do Futuro: Um filme para quem gosta de histórias de viagem no tempo

Zero é um cientista brilhante, mas infeliz. Prestes a ser demitido, ele decide testar a…

11 horas atrás