A ciência evoluiu muito ao longo dos anos, hoje conseguimos diagnosticar doenças com mais facilidade, fazemos transplantes de órgãos, temos novos tratamentos, mais eficazes e modernos, não dá para negar o quanto evoluímos em tão pouco tempo.
Contudo, existem muitas coisas que a ciência não ainda não consegue explicar, não precisamos ir longe para falar disso, afinal, existem muitas coisas do nosso próprio corpo, que ainda não sabemos exatamente porque acontecem.
Você pode até pensar que os cientistas já mapearam todos os aspectos do corpo humano, contudo, ainda estamos muito longe disso e para te provar isso, hoje nós vamos trazer os nove maiores mistérios que ainda não foram resolvidos sobre o corpo humano.
As impressões digitais, são únicas, cada pessoa possuí uma impressão que nenhuma outra pessoa terá. Mas pra que? Surpreendentemente, esses padrões ondulados permitem que nossa pele entre em contato com objetos com menos frequência do que se fossem lisos.
Apesar de teorias sobre seu propósito evolutivo, como proteção dos dedos ou aumento da sensibilidade, os cientistas ainda não chegaram a uma explicação definitiva. Além disso, outras partes do corpo também possuem singularidade, tão distintas quanto nossas impressões digitais.
O apêndice é um órgão muitas vezes problemático, e que intriga os cientistas sobre sua existência, justamente por não ter função. Inicialmente considerado um vestígio evolutivo sem função real, uma teoria mais recente sugere que ele abriga e protege bactérias benéficas ao corpo humano.
Contudo, a controvérsia persiste, afinal, o que temos são apenas teorias, logo esperamos que as descobertas futuras possam revelar o verdadeiro propósito desse órgão. Enquanto isso, continuamos a criar teorias sem qualquer certeza de nada sobre este órgão.
Leia também | Rim, fígado e coração, saiba quanto vale os órgãos do corpo humano
A dominância de uma mão sobre a outra, embora comum, é um enigma completa da evolução humana. Diante da teoria da “sobrevivência do mais apto”, questionamos por que não evoluímos para ter duas mãos igualmente habilidosas.
Enquanto a maioria identifica-se como destro ou canhoto, alguns conseguem usar ambas as mãos com destreza. A complexidade dessa característica intriga, e gera vários desafios quanto as explicações o processo de evolução dos seres humanos.
O ato universal de bocejar é definitivamente um dos maiores mistérios do corpo humano. Embora teorias apontem que bocejamos para a regular a temperatura cerebral, ou ainda como uma forma de revitalização corporal, a verdade ainda é completamente desconhecida.
Os diferentes tipos sanguíneos revelam pistas sobre nossa evolução. Com capacidades variadas na luta contra infecções, esses tipos surgiram em ancestrais humanos e macacos. No entanto, a razão pela qual essas diferenças existem permanece um mistério evolutivo não solucionado.
Apesar de passarmos um terço de nossas vidas dormindo, a ciência ainda busca entender o propósito dos sonhos. Varias teorias sugerem que eles auxiliam na classificação de memórias ou são meros produtos da mente inconsciente, contudo, aparentemente ainda estamos longe de descobrir o motivo por trás dos sonhos.
Embora tenhamos estruturas musculares semelhantes aos primatas, a disparidade de força é algo colossal. Desenvolvemos fibras musculares de contração lenta, o que nos proporciona resistência, mas nada igualando a força de primatas. Essa diferença, absurda de forças ainda confunde os cientistas, que não possuem explicações para isso.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…