Os animes sempre estiveram presentes na programação da TV aberta no Brasil. Nos anos 60 e 70 a TV Tupi era responsável em exibir essas animações. A Globo também tinha em sua programação um dos maiores sucessos dos anos 70, “Oitavo Homem”.
Mas nos anos 90 os animes começaram a ganhar mais espaço na programação infantil, principalmente a do SBT. Mas a campeã na época em exibição de animações japonesas foi a TV Manchete.
Veja agora os animes que fizeram sucesso na TV aberta nos anos 90
“Shinzo”, conhecido como “Mushrambo” no Japão, é uma série de anime produzida pela TV Asahi, Toei Advertising e Toei Animation. Foi dirigido por Tetsuo Imazawa e roteiro de Mayori Sekijima. Sachiko Kamimura desenhou os personagens e Katsumi Horii compondo a trilha sonora.
Enredo: criaturas geneticamente alteradas conhecidas como Enterrans assumem o controle da Terra e a renomeiam à sua própria imagem, chamada Enterra. Agora, três Enterrans têm que proteger o último humano para encontrar o santuário escondido chamado Shinzo e restaurar a raça humana. O anime se concentra principalmente nas aventuras pelas quais eles passam enquanto trabalham para cumprir essa tarefa, embora a ação de batalha se torne o foco principal no meio do anime.
No Brasil, Shinzo foi exibido na Rede Globo, Fox Kids e Jetix.
“Fly, O Pequeno Guerreiro” é um anime baseado no mangá Dragon Quest: Dai no Daibōken. A trama gira em torno de um garoto de 12 anos chamado Dai (Fly) lembrando-se de uma história contada a ele por seu avô adotivo, o mago monstro Brass, sobre a derrota do rei demônio Hadlar pelas mãos de um herói conhecido como Avan.
Após a derrota do Rei Demônio Hadlar, todos os monstros foram libertados de sua má vontade e a paz reinou suprema em todo o mundo novamente por dez anos. Alguns monstros e demônios se mudaram para a ilha de Dermline para viver em paz. Dai, o jovem protagonista da série, é o único humano que vive na ilha. Tendo sido criado por Brass e com seu melhor amigo, o monstro Gome. Ele cresce sonhando em se tornar um herói.
Mas este anime não teve um episódio final. Nos bastidores da produção houve uma briga entre a Toei e a Square-Enix, que detinha os direitos do jogo RPG Dragon Quest, que serviu de inspiração para o anime. Essa briguinha acabou deixando os fãs na mão!
Aqui no Brasil, Fly foi exibido pelo SBT.
“Monster Rancher” é uma série de anime japonesa baseada na franquia de videogame Monster Rancher da Tecmo. Foi ao ar originalmente na TBS no Japão por duas temporadas, de abril de 1999 a setembro de 2000.
A história segue um garoto chamado Genki Sakura, que é um jogador-chave dos videogames Monster Rancher. Depois de vencer um torneio organizado pelos criadores do jogo, Genki ganha um CD especial que pode usar para desbloquear um monstro especial em seu jogo em casa.
No entanto, ao usar este disco em seu console de jogo, ele é transportado para um mundo de monstros que, assim como o jogo de Genki, ganham vida ao escanear discos de pedra especiais dentro dos templos. Lá, ele conhece uma garota chamada Holly e seu amigo monstro Suezo, que estão em busca de um disco de pedra contendo uma lendária Fênix que salvará a terra da tirania de um governante malvado chamado Moo.
“Monster Rancher” foi exibido no ano de 2000 pela Rede Globo.
“Guerreiras Mágicas de Rayearth” é um anime baseado no mangá criado pelo grupo CLAMP e publicado pela revista semanal Nakayoshi da editora Kodansha entre 1993 e 1996. O anime foi produzido pela TMS Entertainment e exibido originalmente entre 17 de outubro de 1994 e 13 de março de 1995, com um total de 20 episódios.
Durante uma excursão escolar à Torre de Tóquio, três estudantes: Hikaru Shidou, Umi Ryuuzaki e Fuu Hououji são convocados pela Princesa Emeraude para salvarem Cefiro. Ao chegarem lá, são recebidas pelo Guru Clef. Clef conta tudo sobre aquele mundo mágico, e que Princesa Emeraude havia sido raptada pelo sumo-sacerdote Zagato.
As três garotas foram convocadas para se tornarem Guerreiras Mágicas de Cefiro. Para conseguir isso, Clef deu a cada uma delas uma armadura que evolui conforme seu desempenho e poderes diferentes: Hikaru/Fogo, Umi/Água e Fuu/Vento. Para se tornarem Guerreiras Mágicas, elas precisavam de encontrar Presea, a Ferreira de Cefiro.
No Brasil, o anime foi exibido pela TV Globo em 1996 e pela Rede Bandeirantes em 2000. A série também está disponível em plataformas de streaming como Amazon Prime Video, Funimation, YouTube e Crunchyroll.
“Street Fighter II Victory” é um anime produzido pela empresa japonesa “Group TAC” baseado no videogame “Street Fighter II” ¹. O anime foi dirigido por Gisaburō Sugii, que também dirigiu o filme “Street Fighter II: The Animated Movie”.
A série foi exibida pela primeira vez no Japão em 1995, de 10 de abril a 27 de novembro, na YTV¹. No Brasil, o anime ficou conhecido como “Street Fighter II Victory” e foi transmitido pelo SBT durante a década de 1990 e início de 2000, e posteriormente pelo Cartoon Network.
Ryu e Ken são dois artistas marciais que viajam pelo mundo para aprimorar suas habilidades após ambos enfrentarem uma derrota humilhante para Guile. Durante a série, Ryu e Ken conhecem outros personagens como Chun-Li, Fei Long, Sagat e Dhalsim.
Eles eventualmente se encontram na mira da organização criminosa Shadaloo, liderada pelo enigmático M. Bison, após derrotar uma de suas organizações subordinadas (Ashura). A animação é uma adaptação solta do jogo Street Fighter II, tendo criado diversas liberdades com a história e personagens do jogo.
Super Pig é uma série de anime japonesa criada por Taeko Ikeda para a revista de mangá Ciao. O anime foi criado pela Nippon Animation e exibido no Japão pela TBS de 9 de setembro de 1994 a 26 de agosto de 1995. Um total de 51 episódios foram produzidos.
A série segue a história de Kassie Carlen, uma estudante do ensino médio que encontra um leitão ferido. O leitão é na verdade um alienígena chamado Iggy Pig (Tonraariano terceiro /Ton-Chan) de um planeta chamado Booringo. Após o leitão recuperar a saúde comendo a maçã de Karin, ele revela que é um príncipe e entrega o “Porcompacto” para Kassie, o que permite que ela se transforme no herói Super Porco.
O anime foi transmitido no Brasil pela Fox Kids e Rede Globo.
“A Lenda do Zorro” é uma série de anime produzida pela Toho Company e animada pela Ashi Production. Também é conhecido como Kaiketsu Zorro no Japão. A produção foi dirigida por Katsumi Minoguchi e teve como coprodutores o canal italiano Mondo TV e a Swiss Royal Pictures Company.
O anime alterou as características físicas dos personagens principais em relação às versões ocidentais: Diego é loiro de olhos azuis e não castanho de bigode. Já Bernardo é uma criança normal e não um jovem surdo-mudo.
Zorro não tem o cavalo preto Tornado, em seu lugar está Viento, um cavalo branco. A série foi transmitida no Brasil com o nome A Lenda do Zorro e transmitida pelo SBT.
Leia também | 7 k-dramas com estreia em 2024 para quem é romântico assistir
“Samurai Warriors” conta a história de Toyotomi Hideyoshi que está prestes a unificar o país e tudo o que resta é o Castelo Odawara, protegido pelo “Leão de Sagami”, Houjou Ujiyasu. Os generais treinados pessoalmente por Hideyoshi – Ishida Mitsunari, Katou Kiyomasa e Fukushima Masanori – junto com Otani Yoshitsugu, Shima Sakon e Naoe Kanetsugu, estão todos na linha de frente da batalha.
No meio da formação de combate estão os dois jovens guerreiros do clã Sanada: o mais velho, Nobuyuki, e o mais jovem, Yukimura. Quando o impasse começa a ser resolvido, Sanada Yukimura cavalga sozinho em direção ao combate. Seu irmão o segue de perto.
O anime é uma série de ação e fantasia com um total de 12 episódios. “Samurai Warriors” foi exibido pela TV Manchete.
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…